Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: 285 unidades de rebites são apreendidas com caminheiros

A PRF apreendeu 285 unidades de Nobésio Extraforte (rebites) e um homem foi preso por Tráfico de Drogas

06/07/2021 09:12

Em pouco mais de doze horas, Policiais Rodoviários Federais apreenderam 285 unidades de Nobésio Extraforte na posse de caminhoneiros que estavam transitando nas rodovias piauienses. Esse medicamento, conhecido como “rebite”, é utilizado pelos motoristas como inibidor de sono com o objetivo de prolongar o tempo acordado e dirigir por longas distâncias. As ações aconteceram nas cidades de Picos, Valença do Piauí e Floriano. 

Durante fiscalização, os policiais prenderam um homem de 40 anos acusado do crime de Tráfico de Drogas. Natural de Iguatu, o acusado conduzia o veículo de carga Volvo/FH 540 6x4T no momento da abordagem. Na abordagem, os policiais verificaram que o veículo não poderia estar transitando naquele horário. Através da documentação apresentada, foi concluído que a combinação veicular transportava carga com excesso de peso, portando de forma indevida  cerca de 46 toneladas a mais. 

Foto: Divulgação/PRF

Ao fazer uma verificação no interior do veículo, os policiais encontraram 11 frascos contendo 189 unidades de Nobésio Extraforte. O condutor informou que esses medicamentos estavam sendo levados para um amigo na cidade de Petrolina. Entretanto, não conseguiu confirmar a veracidade dos fatos.

Além dessa ação, outras fiscalizações foram realizadas no combate à posse e consumo de anfetaminas. O objetivo foi retirar de circulação condutores que estivessem sob o efeito de drogas. Como resultado, ocorreu a autuação de cinco pessoas, na sua maioria caminhoneiros, que estavam portando os rebites. 

Em todas as situações, os condutores flagrados responderão por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06, Porte de droga para consumo (Consumado). As ocorrências foram encaminhadas aos Juizados Criminais de cada município para os procedimentos necessários. Os acusados se comprometeram a se fazerem presentes em audiência judicial referente à prática delituosa. 

No caso da ocorrência na cidade de Floriano, o homem foi preso e encaminhado à Polícia Civil. Ele responderá pelo crime de Tráfico de Drogas. Além disso, o veículo foi autuado e recolhido e só deverá ser liberado após a retirada do excesso de peso verificado.

Edição: Isabela Lopes
Mais sobre: