Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PF desarticula grupo que fez ataques cibernéticos em agências do INSS no Piauí

Operação Backup para combater organização criminosa especializada em crimes cibernéticos contra o Instituto Nacional do Seguro Social

05/04/2023 10:40

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (05), a Operação Backup para combater organização criminosa especializada em crimes cibernéticos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esse grupo criminoso foi responsável por dois ataques cibernéticos em agências do INSS no Piauí em 2023. Os ataques cibernéticos visavam extrair, incluir, alterar e inserir dados remotamente nos bancos de dados da Previdência Social a fim de obterem vantagem indevida.

(Fotos: Divulgação/Polícia Federal)

Os policiais cumpriram mandados judiciais em Teresina (PI) e em São Paulo (SP). Foram cumpridos cinco mandados de prisão, sendo dois em São Paulo (SP) e três em Teresina (PI); um de busca e apreensão em São Paulo (SP) e três em Teresina (PI).

Todos os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI. A operação ocorreu em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária (Coinp).

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa (Art. 2º da Lei 12.850/2013), estelionato majorado (Art. 171, § 3º do Código Penal) e invasão de dispositivo de informática (art. 154-Ado CPB).

Fonte: Com informações da PF-PI
Mais sobre: