Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Op. Tamoio VII: 39 pessoas são presas no Piauí por roubo, contrabando e tráfico

Ação foi deflagrada em todos os estados brasileiros simultaneamente e resultaram em apreensões de armas, veículos e drogas no Piauí.

23/10/2020 07:16

Pelo menos 39 pessoas foram presas no Piauí durante a sétima fase da Operação Tamoio, que foi deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal em todo o Brasil. A ação ocorreu ao longo dos últimos sete dias e resultou na recuperação de veículos roubados e furtados, prisões por porte de drogas e cumprimento de mandados de prisão.

No Piauí as ações focaram no combate a fraudes veiculares. Ao todo, 172 veículos foram apreendidos na operação. Entre as 39 pessoas que foram presas, há acusados de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, crime ambiental e de contrabando. Foram recolhidas 14 unidades de rebite, 33,47 metros cúbicos de madeira ilegal, 37 Kg de maconha avaliada em R$ 37 mil; mais de R$ 70 mil em dinheiro, uma carga de 88.500 maços de cigarro e um revólver calibre 38 com 11 munições.


Foto: Divulgação/PRF-PI

A PRF fiscalizou durante a ação 6.837 veículos e 6.382 pessoas através de fiscalizações monitoradas pela atividade de inteligência no estado. 

O nome da operação

O nome Tamoio vem do Tupi Guarani Tamuía, que significa o avô, o antepassado. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de tribos indígenas firmada com o objetivo de combater os portugueses e outras tribos que os apoiavam. A referência é em relação à aliança dos grupos especializados da PRF unidos nessa operação.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: