Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Noite de sábado tem tentativa de linchamento em plena Avenida Frei Serafim

Jovem de 24 anos foi espancado por multidão. Antes ele esfaqueou uma adolescente de apenas 15 anos que seria sua ex-namorada.

12/08/2018 09:17

Um jovem foi alvo de uma tentativa de linchamento por volta das 20 horas deste sábado (11), próximo ao cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, ao lado da sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI).

A vítima foi identificada como Gabriel Wilson de Oliveira, 24 anos. Ele foi agredido por uma multidão de populares depois de ter esfaqueado uma adolescente de apenas 15 anos, que seria sua ex-namorada. A garota foi atingida na região do quadril e não corre risco de morte.

Inicialmente, a Polícia Militar do Piauí foi informada que Gabriel teria efetuado um assalto no Parque da Cidadania e feriu a vítima com uma arma branca. Mas, posteriormente, testemunhas revelaram que o jovem teve um relacionamento com a garota, e teria a atacado durante uma discussão no parque.

Tentativa de linchamento ocorreu num posto de combustíveis situado ao lado da sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (Foto: O DIA)

Gabriel Wilson de Oliveira deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT) às 20h46, em estado gravíssimo. Ele passou por um procedimento cirúrgico e foi submetido a uma drenagem do tórax. Em seguida, foi transferido para a sala de recuperação, onde permanece sedado e entubado. De acordo com o HUT, seu estado é grave, porém estável. 


No vídeo acima é possível ver momento em que multidão persegue Gabriel Wilson de Oliveira, após ele esfaquear adolescente de 15 anos no Parque da Cidadania 

Na manhã deste domingo ainda era possível ver sangue no local onde Gabriel Wilson ficou deitado ao chão, após tentativa de linchamento (Foto: O DIA)


O portal O DIA conversou com algumas pessoas que testemunharam a tentativa de linchamento. Uma delas relata que Gabriel Wilson estava armado com um facão e foi perseguido por pelo menos 20 pessoas, armadas com pedras e pedaços de ferro e pau.

"Enquanto ele estava com o facão, a multidão estava arremessando pedras de longe. Até que ele deixou cair o facão e o espancamento começou", relata uma testemunha.

Algumas das pedras arremessadas contra Gabriel atingiram uma porta de vidro de um posto de combustíveis, onde as agressões ocorreram, na Avenida Frei Serafim.

"Deram várias pancadas na cabeça dele, com pedras enormes e pedaços de pau. Se ele sobreviveu é porque Deus tem um propósito na vida dele", detalha outra testemunha.

Diversos vídeos circulam por aplicativos de mensagens mostrando o momento em que Gabriel Wilson é cercado pela multidão e, em seguida, quando já está jogado ao chão, bastante ferido, na calçada do posto de combustíveis. 

Numa das gravações, é possível ouvir a voz de uma jovem pedindo que chamem uma ambulância para socorrer Gabriel, e dizendo que o episódio vai servir para ele "aprender".

"Isso aí é pra ele aprender. Chama uma ambulância pra ele. Pra ela não precisa não", diz a jovem, que é amiga da adolescente esfaqueada.

A garota de 15 anos também foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela teve o ferimento suturado e recebeu alta.

Um dos suspeitos de participar do linchamento foi capturado pela Polícia Militar horas após a ocorrência (foto abaixo). Num dos vídeos que mostram as agressões é possível ver ele usando uma arma branca para desferir aproximadamente dez golpes no pescoço de Gabriel Wilson, que já estava bastante ferido.

Antes, é possível ver outro elemento atirando uma pedra na cabeça de Gabriel. Uma terceira pessoa passa com uma bicicleta por cima da vítima. E, por fim, outro suspeito (aparentemente o mesmo que jogou a pedra) arremessa uma cadeira de plástico sobre o corpo do jovem.

Todas essas agressões ocorreram depois que Gabriel Wilson já estava extremamente ferido, ensanguentado e jogado ao chão, esperando por socorro. 

Em meio ao espancamento, é possível ouvir uma voz falar: "Me manda o vídeo pelo zap depois".

Como as imagens são muito fortes, em respeito aos leitores, à vítima e à sua família o vídeo não será postado.

De acordo com a coronel Elza, chefe da Comunicação da PM-PI, o serviço de inteligência trabalha para identificar outras pessoas que participaram do espancamento. 

 

Polícia conseguiu capturar um dos acusados de participar da tentativa de linchamento; em vídeos que mostram o espancamento é possível ver ele usando uma arma branca para desferir pelo menos dez golpes no pescoço de Gabriel Wilson. Suspeito disse se chamar  (Imagem: Reprodução STM Web TV / Joselito Andrade)

Ao ser levado para a Central de Flagrantes, o acusado de participar do linchamento disse não se arrepender de ter desferido os cerca de dez golpes no pescoço de Gabriel Wilson. 

Por: Cícero Portela
Mais sobre: