Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulher é morta a facadas após briga com vizinha no bairro Taquari

As duas já tinham uma rixa antiga e, antes do crime, chegaram a discutir por conta do esgoto que passa na calçada

25/09/2020 09:37

Uma mulher identificada como Ana Lopes Neta, de 59 anos, foi assassinada por volta das 9 horas da manhã desta sexta-feira (25) na Quadra D do bairro Taquari, zona Leste de Teresina. A acusada de ser autora do crime é a vizinha da vítima, a senhora Maria Lúcia Pinheiro de Melo Santos, 56 anos. Ela desferiu pelo menos dois golpes de faca no ombro de Ana Lopes, que morreu na hora.

De acordo com a populares, vítima e acusada eram vizinhas e tinham uma rixa antiga. Eram constantes as ameaças de Maria Lúcia contra Ana Lopes, que já havia feito mais de 20 boletins de ocorrência contra a acusada. A vítima morava e tinha um comércio ao lado da residência da autora do crime. Elas teriam tido uma discussão já na manhã de hoje por conta do esgoto da calçada e no momento em que Ana Lopes retornava da horta do bairro para seu estabelecimento comercial, ela foi abordada por Maria Lúcia.


A vítima e a acusada eram vizinhas e há anos tinham divergências. (Foto: Maria Clara Estrêla/ODIA)


O delegado Jarbas Lima, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que os golpes foram fatais. "A vítima, dona Ana Lopes, tem dois mercadinhos, um em casa, vizinho da agressora, e um na avenida principal. Ela vinha da horta do bairro, onde foi comprar uns produtos para seu estabelecimento, quando foi abordada pela dona Maria Lúcia com dois golpes de faca. A vítima a princípio não teve nem chance de se defender", relata.

A arma usada no crime foi deixada jogada próximo ao corpo da vítima. A acusada fugiu e teria buscado abrigo na própria casa. A população, quando soube que ela estaria em casa, tentou invadir a residência de Maria Lúcia, tendo sido necessário reforço policial para impedir uma tentativa de linchamento por parte dos populares.

A PM, no entanto, nega que a acusada esteja escondida em casa. O tenente Garcia, do 5º BPM, informou que ela não está no local e que a presença dos policiais é somente para resguardar a casa da acusada e a integridade da família dela. "Estamos mantendo a ordem pública. A acusada não está aqui, mas como os ânimos estão acirrados, estamos resguardando o local para dar respaldo pra investigação", explicou o tenente.



Fotos: Assis Fernandes/ODIA

A reportagem do Portalodia.com conversou com alguns populares e vizinhos de Ana Lopes e Maria Lúcia. Eles comentam que as discussões entre as duas eram frequentes e iam desde problemas com esgoto até impasses quanto ao terreno das casas. Uma moradora, que não quis se identificar, disse que Ana Lopes morava com duas filhas e que havia perdido o marido há dois anos. "Ela se dava bem com todo mundo, era conhecida pela venda que tinha, uma pessoa muito tranquila. Pegou todo mundo de surpresa, porque a gente acha que essa coisas de briga de vizinho nunca vai passar de bate boca", disse.

Quanto à acusada, dona Maria Lúcia, os populares relatam que, apesar das frequentes discussões com a vítima, ela aparentava ser uma pessoa tranquila e não teria problemas com mais ninguém das redondezas. Identificada, ela ainda não foi localizada e a polícia monta guarda em sua residência para evitar a aproximação dos populares.



Por: Maria Clara Estrêla e Ithyara Borges (Da Redação)
Mais sobre: