Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Luzilândia: Polícia investiga disparo de fake news por grupos políticos

Circula na cidade um vídeo publicado por Lucas Celebridade foi editado para ofender a Deputada Estadual Janaina Marques.

27/10/2020 13:20

A Polícia Civil do Piauí, por meio da delegacia de Luzilândia, há 241 km de Teresina, está investigando um caso de fake news relacionado a questões políticas na cidade.

De acordo com o delegado Renato Pinheiro, titular na região, na semana passada o influencer digital Lucas Brito, mais conhecido como Lucas Celebridade, fez um boletim de ocorrência relatando que notícias falsas estavam circulando na cidade através de um vídeo que envolvia ofensas contra a Deputada Estadual Janaínna Marques (PTB).

Delegado Renato Pinheiro (Foto: Divulgação)


"Fizeram uma montagem de um vídeo que ele [Lucas Brito] havia feito em outro contexto e mudaram para uma conotação politica que há principio não tinha. O fato está sendo investigado pela delegacia e nós já sabemos de pessoas que compartilharam o vídeo, mas quem fez a edição vamos descobrir no decorrer da investigação", explica o delegado Renato Pinheiro.

Segundo o titular, os investigados são pessoas envolvidas com processos políticos e ativistas de partidos, que tiveram o objetivo de prejudicar a imagem de Lucas Celebridade e da Deputada Janaínna Marques. 


Ao ODIA, Lucas relatou o conteúdo do vídeo. "Eu estava falando de pessoas que tem vida pública, e eles pegaram fizeram uma montagem das minhas falas que eu coloquei nos meus stories do instagram e colocaram de forma contextualizadas para atacar a deputada Janaínna Marques. Eu estava interagindo com fãs, e uma pessoa me perguntou como que que lido com as críticas e eu respondi", conta Lucas Brito.

Lucas Celebridade disse ainda que uma das pessoas suspeitas de ter iniciado o disparo da mensagem foi o Rondinele, irmão do prefeito de Luzilândia. A Polícia, no entanto, não citou os nomes das pessoas que estão sendo investigadas pelo crime. "Ele fala que recebeu o vídeo e só encaminhou, mas não disse de onde recebeu", diz Lucas Brito. A audiência sobre o caso acontece essa semana.

A equipe do PortalODia.com entrou em contato com o Rondinele, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Reiteramos que o espaço continua aberto para mais esclarecimentos sobre o caso.

Entramos em contato, também, com a deputada Janaínna Marques, que pareceu não saber da situação e não deu mais informações sobre o caso.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: