Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem morre eletrocutado em subestação da Eletrobrás no Marquês

O acidente teria provocado a falta de energia no entorno da subestação, prejudicando o funcionamento de semáforos e interrompendo o fornecimento de energia a um shopping da capital.

07/11/2017 16:39

Policiais militares do 9º BPM receberam, por volta das 16h30 desta terça-feira (7), informações de que um homem teria sido vítima fatal de choque elétrico dentro da subestação da Eletrobrás no Marquês, na zona Norte de Teresina. De acordo com a PM, a vítima, identificada como Antônio Alves de Macedo, eletricista de 42 anos, é funcionário de uma empresa terceirizada e fazia serviços de manutenção em uma linha viva, quando foi atingido pela descarga elétrica.


Homem morre eletrocutado em subestação da Eletrobrás no Marquês. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

A linha viva permite a realização de procedimentos em sistemas energizados, por meio da utilização de equipamentos preparados para proteger o usuário contra descargas e choques. De acordo com a Eletrobrás, o funcionário utilizava todos os equipamentos de segurança, quando tocou a rede energizada. O procedimento fazia parte de manobras para a ampliação da subestação Marquês, que está sendo automatizada.

O acidente provocou a falta de energia no entorno da subestação, prejudicando o funcionamento de semáforos e interrompendo o fornecimento de energia a um shopping da capital.  A perícia da Polícia Civil e o IML estiveram no local do ocorrido. 

Homem morre eletrocutado em subestação da Eletrobrás no Marquês. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Em nota, a Eletrobrás Piauí informou que a morte foi um acidente e que está apurando as causas e circunstâncias. A distribuidora comunicou ainda que o colaborador era conhecido pelo bom desempenho no uso das técnicas de segurança e estava sob a supervisão de empregados da Eletrobrás Distribuição Piauí e do líder técnico da equipe de linha viva. "Trabalhos periciais estão em andamento para apurar as causas do acidente", acrescentou.

Por meio de nota, o Shopping Rio Poty também informou que teve o fornecimento de energia interrompido por 20 minutos, lamentou a morte do funcionário da Eletrobras e prestou solidariedade à família da vítima.

Confira a nota da Eletrobrás na íntegra:

A Eletrobras Distribuição Piauí vem a público esclarecer sobre o acidente ocorrido na tarde de hoje (07), na subestação Marquês, zona norte de Teresina, que levou a óbito Antônio Alves de Macedo, eletricista de 42 anos, empregado da empresa Máximo Engenharia, que presta serviços à Distribuidora.

O acidente ocorreu por volta das 15h40, durante a realização de um procedimento da equipe de linha viva – especializada em trabalhos com rede energizada-, como parte da ampliação da subestação Marquês, que está sendo automatizada.

O colaborador era conhecido pelo bom desempenho no uso das técnicas de segurança e usava todos os equipamentos de proteção individual no momento do fato, além de agir sob a supervisão de empregados da Eletrobras Distribuição Piauí e do líder técnico da equipe de linha viva. Trabalhos periciais estão em andamento para apurar as causas do acidente.

A Eletrobras Distribuição Piauí lamenta profundamente o ocorrido e reafirma o seu compromisso com a aplicação das melhores práticas de segurança nos trabalhos envolvendo seu sistema elétrico de distribuição, buscando sempre a proteção à vida de seus empregados, prestadores de serviços e da população, com ações contínuas de treinamento e fiscalização.

A DIRETORIA

Teresina, 7 de novembro de 2017.

Por: Nathalia Amaral e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: