Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PM-PI diz ter combustível garantido, mas associação de policiais contesta

Oficial afirma que há postos reservados pra abastecer veículos; mas associação diz que viaturas sempre rodaram com pouca gasolina.

27/05/2018 11:13

As viaturas da Polícia Militar do Piauí, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e as ambulâncias da rede pública de saúde estão com o abastecimento garantido enquanto durar a crise de combustíveis, provocada pela greve dos caminhoneiros no país. É o que garante o tenente-coronel Rodrigues, comandante de Policiamento Metropolitano II (zonas norte, sul e centro).

Além dos estoques de combustíveis feito pela corporação, o oficial afirma que há "um ou dois postos" na capital que farão o abastecimento dos veículos a serviço da PM-PI, do Samu e demais órgãos públicos que prestam serviços essenciais à sociedade.

"A Polícia já montou a estratégia dela para garantir o abastecimento [dos veículos oficiais]. Estivemos reunidos com o gabinete de gerenciamento de crise, com a secretaria, com todos os órgãos da segurança pública, e posso dizer que está garantido o abastecimento", afirma Rodrigues.

Esta versão, contudo, é contestada pela Associação Beneficente dos Cabos e Soldados da Policia Militar do Piauí, que diz ser pouco provável que a que a corporação e os demais órgãos públicos tenham combustível garantido para os próximos dias.

O tenente-coronel Rodrigues afirma que foi traçada uma "estratégia" para fazer com que os combustíveis sejam levados do terminal de petróleo até os postos que abastecerão as viaturas. Contudo, ele diz que não pode dar maiores detalhes sobre essa estratégia.

A Coordenadoria de Comunicação do Estado, por sua vez, informou que "o governador reuniu os secretários de segurança, saúde e educação para realizarem ações emergenciais a fim de evitar o desabastecimento de serviços essenciais e manter o funcionamento dos órgãos".

O tenente-coronel Rodrigues afirma que não houve qualquer orientação no sentido de reduzir o policiamento ostensivo no estado, e todas as equipes continuam atuando normalmente.

"Todo mundo depende da segurança pública. A sociedade como um todo e, inclusive, os manifestantes", conclui Rodrigues.

Escolta - No sábado, o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, descartou o uso da força policial para desobstrução de estradas federais no estado, mas confirmou a realização de escoltas para que os combustíveis cheguem aos postos em quantidade suficiente para abastecer os veículos utilizados na prestação de serviços essenciais à população. 

Associação diz que viaturas já rodavam com pouco combustível mesmo antes da greve 

O cabo Agnaldo Oliveira, presidente da Associação Beneficente dos Cabos e Soldados da Policia Militar do Piauí, considera que dificilmente os donos de postos vão deixar de vender combustível para clientes comuns, que fazem o pagamento na hora, para priorizar o abastecimento de veículos do Governo, que paga a prazo. "Supondo que você seja dono de um posto de gasolina, e faça um convênio com o Governo. Numa crise dessas, você vai vender pra receber com 30 a 60 dias, ou você quer receber o dinheiro na hora do abastecimento? Porque o Estado não tá pagando seus fornecedores, tá tudo atrasado. Como é que alguém vai garantir que esses postos vão ser pagos?" questiona o militar.

O presidente da associação afirma que antes mesmo de ter início esta crise de abastecimento, por conta da greve dos caminhoneiros, as viaturas da Polícia Militar do Piauí já rodavam cotidianamente com uma quantidade escassa de combustível. "Nas viaturas só são colocados, em média, 20 litros de gasolina por dia. O que se faz com 20 litros de gasolina? Ou seja, mesmo sem essa, crise, a quantidade de combustível que se coloca nas viaturas já era irrisória. Eu nunca vi encher o tanque de uma viatura da Polícia Militar, em quase trinta anos que eu estou na corporação. E agora [com a crise] é que o negócio vai apertar", afirma Agnaldo Oliveira.

O cabo também denuncia que muitas viaturas estão quebradas ou rodam em condições precárias, o que acaba colocando em risco a integridade física dos policiais militares.

Coleta de lixo em Teresina também está assegurada pelos próximos dias, informa Semduh

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) informou que as empresas que realizam a coleta de lixo na capital também possuem estoques de combustíveis, e, portanto, o serviço está assegurado pelo menos pelos próximos dias.

A reportagem questionou por quantos dias, precisamente, o estoque deve durar sem que o serviço seja prejudicado, mas a pasta não soube informar.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: