Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem: Homem é preso ao fazer segundo dia de prova na UFPI

A prisão é o resultado da Operação Eliminados, que tinha como objetivo cumprir mandados de prisão em desfavor de candidatos do Enem 2020.

25/01/2021 08:55

Um homem identificado pelas iniciais C. J. M. D. C., de 29 anos, foi preso ao realizar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (24), no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O suspeito é acusado de roubo.


Leia mais: Homem de 70 anos é preso em Parnaíba enquanto realizava a prova do Enem 

Foto: Divulgação/SSP

Segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) a prisão é o resultado da Operação Eliminados, que tinha como objetivo cumprir mandados de prisão em desfavor de candidatos do Enem 2020, a partir de informações da Polícia Federal ao Centro Integrado de Comando e Controle.

De acordo com a SSP, apenas um dos seis mandados de prisão contra candidatos foi cumprido, já que os outros alvos não foram encontrados nos locais de prova. Os candidatos deveriam prestar provas em três cidades do Piauí, sendo quatro em Teresina, um na cidade de Valença e um na cidade de Campo Maior.

Operação Enem

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí disponibilizou 556 policiais para Operação Enem realizada no primeiro domingo (17) e mais 556 policiais nas ruas para garantir a segurança dos locais de prova no segundo domingo (24) de Exame Nacional do Ensino Médio no Piauí.

Foto: Divulgação/SSP

O esquema montado pela SSP-PI, através do Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na sede da SSP-PI é utilizado por membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), e da Fundação Getúlio Vargas para ter agilidade no monitoramento. 

De acordo com o major Audivam Nunes, coordenador Centro Integrado de Comando e Controle, o Enem 2020 ocorreu de forma tranquila nos dois dias de provas. “Nós conseguimos proporcionar segurança para mais de 130 mil candidatos que realização a prova do Enem 2020, durante os dois domingos de prova ocorreram duas prisões, uma no primeiro dia de aplicação de prova e outra neste domingo. Um trabalho feito de forma integrada através do Centro Integrado de Comando e Controle com os órgãos participantes”, contou Audivam Nunes.

Mais sobre: