Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em um mês, casos de crimes contra a vida dobram no interior do Piauí

Foram 301 ocorrências deste tipo em todo o Piauí ao longo do primeiro semestre e em 35 as vítimas eram do sexo feminino. Roubos quase dobraram em Teresina.

13/08/2018 10:15

Apesar de ser considerado o Estado mais seguro do Nordeste, o Piauí vem registrando um aumento considerável nos casos de crimes violentos letais intencionais – crimes contra a vida, como homicídio e feminicídio – sobretudo nos municípios do interior. É isto que apontam as estatísticas criminais do primeiro semestre, divulgados nesta segunda-feira (13) pela Secretaria de Segurança Pública.

De maio a junho, os registros de crimes violentos letais intencionais no interior do Piauí saltaram de 15 ocorrências para 34, ou seja, mais que dobraram. Junho já é considerado o mês mais violento do semestre no que respeita aos crimes contra a vida, e o segundo mais violento nos últimos dois anos no interior, perdendo apenas para abril de 2017, quando foram contabilizadas 39 ocorrências.

Em Teresina, ao contrário do que se observou no interior, houve uma redução mínima nos registros de crimes violentos letais intencionais.  Em maio foram 28 ocorrências e em junho, 27. Com 30 casos, março é o mês mais violento do semestre na Capital piauiense.


Foto: O Dia

Mas um dado em específico gera preocupação por parte dos órgãos de segurança e ele se refere às vítimas de crimes violentos que são do sexo feminino. Segundo o levantamento da SSP, dos 301 crimes contra a vida registrados em todo o Piauí ao longo do primeiro semestre (somando-se os 147 no interior e os 155 na capital), em 35 as vítimas eram mulheres. Este número corresponde a 11% do total. 15 mulheres foram vítimas em Teresina e 20 no interior. 

Destes 35 crimes contra a vida praticados contra mulheres ao longo do primeiro semestre, 18 foram casos de feminicídio, ou seja, quando uma mulher é assassinada pelo simples fato de ser mulher.


Crimes violentos letais intencionais - vítimas do sexo feminino (Foto: Reprodução/Secretaria de Segurança Pública)

Roubos também aumentaram

Se em Teresina houve uma pequena diminuição nos registros de crimes violentos contra a vida, os roubos apresentaram aumento significativo entre maio e junho. De maio para junho, os casos de roubosm exceto os de veículo e latrocínio, subiram cerca de 87%, saindo de 969 para 1.821. Já os roubos de veículo na Capital saltaram de 242 para 292 em apenas 30 dias. Assim como os casos de crimes contra a vida interior, junho também já é considerado o mês mais violento do semestre para os casos de roubos também.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: