Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em nova operação, PM intensifica policiamento em pontes para evitar fugas

Ação faz parte da Operação Presença, que tem como objetivo reforçar a presença da polícia nas ruas de Teresina.

22/01/2016 12:50

A Polícia Militar inicia nesta sexta-feira (22), a operação Presença, com viaturas colocadas em pontos estratégicos espalhados por toda a cidade. Cada batalhão desenvolveu um cartão programa, onde estabelecem pontos-base (PB) e horários de atuação, em que as viaturas devem estar posicionadas nesses locais, podendo alternar entre PB's e rondas ostensivas. Segundo o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto Gomes, o principal objetivo da Operação Presença é transmitir a sensação de segurança para a população.

Fotos: Elias Fontinele/ODIA

Para a escolha dos pontos específicos, foram considerados os pontos com maior número de ocorrência, grande fluxo de pessoas, e possíveis rotas de fuga. De acordo com o comandante do 9º Batalhão, coronel Vicente Carlos, a região da Ponte do Mocambinho, que liga a zona Norte a Leste, recebeu um ponto-base e mais atenção, pois é muita usada em fugas.

A cabeceira da Ponte da Amizade, que liga a Teresina a Timon, também é um ponto-base. Policiais do 1º Batalhão ficam no local no início da manhã, das 8h às 9h. Outro ponto-base é na Praça Saraiva, no Centro, atendido por policiais do 1º Batalhão. Segundo o comandante do batalhão, tenente coronel Rodrigues, o fluxo de pessoas e ocorrências no fim da tarde é grande, considerando que os trabalhadores lotam as paradas de ônibus do local. A viatura deve ficar no ponto-base na Praça Saraiva de 17h às 18h.

Em uma das ações da Operação Presença, a Polícia Militar do Piauí disponibiliza os números de Whatsapp de telefones das viaturas e batalhões de todas as zonas de Teresina, com o objetivo de aproximar a população da corporação, e agilizar no atendimento de ocorrências. 

O secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, esteve presente no lançamento da operação e defendeu a iniciativa. "Estamos desenvolvendo a filosofia da polícia comunitária, mas através do próprio batalhão, ou seja, a população vai ter o número da viatura que está circulando pelo local. É algo que nós entendemos que é mais próximo da comunidade, sendo assim mais eficiente" destacou o secretário.

Questionado sobre a atuação da Polícia em bairros específicos, o comandante da PM-PI afirmou que se trata de uma operação que engloba toda a cidade. "Nós dividimos Teresina toda, por quadrante, com nossas unidades empenhadas em atender a população. Nós não teremos principais bairros, todos os bairros são importantes, e está aí a diferença. Vamos estar em todos os bairros, vilas e regiões de Teresina, porque se nós focarmos por bairros, temos certeza que estaríamos fadados ao insucesso, e nós trabalhamos mesmo é no combate ao crime", disse o coronel Carlos Augusto.

A Operação Presença conta com 50 viaturas, sendo três policiais por carro, totalizando 150 homens envolvidos durante toda a ação, que ocorre de forma permanente, sem previsão para acabar. O lançamento oficial da operação aconteceu na manhã dessa sexta-feira (22), no Quartel do Comando Geral (QCG), e contou com a participação do Secretário de Segurança, Fábio Abreu, do delegado geral da Polícia Civil,  Riedel Batista, comandantes e sub-comandantes da Polícia Militar.

Confira os números das viaturas dos batalhões da PM:

1º BPM - Centro

86 9 8877-1624

86 9 8851-1967

6º BPM - Zona Sul

86 9 88757730

5º BPM - zona Leste

86 9 8875-7725

86 9 8875-6958

8º BPM - zona Sul

86 9 8875-5687

9º BPM - zona Norte

86 9 8875-4909

86 9 8875-5941

13º BPM - Região da Santa Maria da Codipi

86 9 8875-5163

86 9 8875-4921

Edição: Nayara Felizardo
Por: Marcos Cunha (estagiário)
Mais sobre: