Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em 6 meses, Piauí registra 22 latrocínios. Em Teresina já foram 10 casos

Especialista diz que mudança de hábitos poderá minimizar riscos, mas que não há medida infalível

16/07/2018 07:08

Em menos de 15 dias, três pessoas foram vítimas de latrocínio, que consiste no roubo seguido de morte. O caso mais recente foi do empresário e personal trainer Marcelo Henrique Amorim, proprietário da academia Medley Life, morto a tiros em frente ao seu estabelecimento na última segunda-feira (09). Segundo dados da Secretaria de Segurança do Piauí (SSP), até o dia 10 de julho deste ano foram registrados 22 latrocínios, sendo 10 em Teresina e 12 no interior. No ano de 2017 foram registrados 45 latrocínios, sendo 25 na Capital e 20 no interior.

O especialista em segurança, Arnaldo Eugênio, explica que o latrocínio é um tipo de crime que tem motivação capitalista, ou seja, se apropriar de bens materiais de outra pessoa que tenham valor de mercado, seja para troca ou venda, mesmo que haja a morte da vítima por reação ou não. Ele acrescenta que, para o criminoso, no momento de execução do seu ato o que menos importa é a vida ou o bem-estar da vítima.

Nesse contexto, o especialista pontua que não há uma medida de segurança infalível, vez que o assaltante se utiliza, preferencialmente, do fator surpresa. Contudo, Arnaldo Eugênio dá algumas orientações do que deve ou não ser feito para desestimular ou evitar uma ação criminosa.


O carro onde morreu a empresária Tânia Alves do Nascimento, durante um assalto (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

“A primeira orientação é mudar velhos hábitos displicentes, como de andar com muito dinheiro nos bolsos. Segundo, não reagir no momento da ação criminosa. Se estiver dentro do carro, levantar os braços e atender aos comandos do criminoso. Não exibir nem ostentar objetos de valor em via pública. Não atender celular em carros, descampados ou lugares com multidão”, comenta.

Além dessas dicas, ele também recomenda que, antes de entrar ou sair com o carro da garagem, deve-se certificar de que não há movimentação estranha na rua ou nas proximidades do imóvel. Outra recomendação é evitar ir ao banco à noite ou finais de semana, devido a pouco movimentação do público, bem como não estacionar nem parar o veículo em locais ermos ou semáforos durante a madrugada.

“É importante a pessoa ficar atenta e não fazer comentários sobre sua rotina, as poses e os investimentos familiares. Pois, para agir, o criminoso precisa minimamente de algumas informações preliminares sobre a vítima, como suas rotinas, suas poses, seus modos de vida e outras informações”, finaliza.

Relembre os casos

No dia 27 de junho deste ano a empresária Tânia Alves do Nascimento (50) foi assassinada ao reagir a um assalto. O crime ocorreu no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, e a mulher, que era proprietária de um bar, morreu com um tiro no olho. Segundo a Polícia Militar, a vítima estaria acompanhada de mais duas mulheres dentro do carro e estava no banco do passageiro do veículo, quando foi abordada pelo suspeito.

Já a empresária Maria Vilani Silva, proprietária de um depósito de bebidas, foi assassinada com um tiro no rosto no município de Água Branca, região Centro-Norte do Piauí. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital de Urgência de Teresina e, após 24 horas internada, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Dois dias depois, o personal trainer Marcelo Henrique Amorim foi morto a tiros na tarde de segunda-feira (9), na Avenida Industrial Gil Martins, zona sul de Teresina. A vítima era proprietária da academia Medley Life, e o crime ocorreu em frente ao local.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: