Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Três pessoas são baleadas em prévia carnavalesca no Centro de Teresina

O coronel Alberto Menezes, coordenador-geral de Operações da PM-PI, confirmou que um cabo do Exército teria efetuado os disparos. Ele já foi identificado mas está foragido.

14/01/2018 09:48

Os foliões que foram até a prévia carnavalesca conhecida como Banda Bandida na noite deste sábado (13) passaram por momentos de terror, por volta das 23 horas, quando três homens foram baleados.

Havia seguranças fazendo a revista das pessoas que entravam no espaço reservado para a festa, que acontece num trecho da Rua 24 de janeiro, no centro de Teresina. Mas o homem que efetuou os disparos teria conseguido entrar armado depois de identificar-se como militar do Exército.


Vídeo mostra um dos homens baleados deitado no chão e cercado por populares enquanto aguarda atendimento 

Duas vítimas foram levadas para o Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT). Um dos homens baleados foi identificado como Jardel de Oliveira Marques, de 25 anos, e já recebeu alta. 

O outro, chamado Paulo Roberto Rodrigues da Costa, de 35 anos, foi atingido na região torácica, no abdômen e numa das pernas. Ele passou por uma laparotomia (abertura cirúrgica da cavidade abdominal), por uma drenagem do tórax e por uma colectomia (retirada cirúrgica total ou parcial do cólon). Ele continua internado e seu quadro é estável.

Segundo a Polícia Militar, uma terceira pessoa foi atingida pelos disparos. Mas sua identidade não foi revelada até o momento e ela não deu entrada no HUT.

O coronel Alberto Menezes, coordenador-geral de Operações da PM-PI, confirmou que um cabo do Exército teria efetuado os disparos. Ele foi identificado mas está foragido.

A PM conseguiu efetuar a prisão apenas de um amigo do militar. "Quando nós o prendemos ele estava prestes a fugir do local no carro do cabo. E ele disse que estava com esse cabo. Os pés dele estavam sujos de sangue [...] Já o cabo conseguiu fugir. Nós fomos até a casa dele, fomos ao quartel, fomos a vários lugares e não o achamos. Só que nós temos a identificação dele, já comunicamos ao Exército e á Polícia Civil. Agora, como o cabo foi identificado, não tem perigo [de fugir]", afirmou o coronel.

O coronel Alberto Menezes (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Coronel diz que organizadores de eventos precisam reforçar e preparar segurança

Alberto Menezes esclarece que havia equipes da Polícia Militar fazendo a segurança nas imediações da prévia carnavalesca. Porém, ele afirma que a segurança na parte interna é de responsabilidade dos organizadores do evento, e deve estar preparada para situações como esta.

O coronel acrescenta que a PM teve uma reunião com os organizadores das prévias do Iate Clube de Teresina para explicar quais os procedimentos devem ser adotados pela equipe de segurança particular com o intuito de evitar incidentes como o que ocorreu em fevereiro do ano passado, quando um policial militar do Maranhão sacou uma arma no meio da multidão, e chegou a ameaçar outras pessoas durante uma briga

Agora, a PM pretende se reunir com os organizadores da festa Banda Bandida e de outras prévias carnavalescas que acontecem em Teresina, para fornecer as mesmas orientações repassadas aos promotores das prévias do Iate.

"Nós resolvemos no Iate, e agora nós vamos conversar com outras pessoas que organizam essas festas, pra gente orientar como deve ser o procedimento da segurança privada. Porque nós ficamos fora, e eles que ficam dentro", conclui o coronel Alberto Menezes.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: