Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detento é morto dentro da Penitenciária Mista de Parnaíba

Corpo do preso foi encontrado por agentes penitenciários na noite de ontem (08) dentro da cela de isolamento do presídio. Presídio está superlotado.

09/10/2019 09:18

O corpo do detento Roberto Luís da Silva, de 33 anos, foi encontrado na noite de ontem (08) dentro da cela de isolamento na Penitenciária Mista de Parnaíba. O homem era natural da cidade de Belém do Pará e estava encarcerado há um ano no sistema prisional piauiense pelos crimes de furto e roubo qualificado.

De acordo com o Sinpoljuspi, o detento estava no isolamento com outros 19 presos. A cela, no entanto, só possui capacidade máxima para cinco pessoas. Os presos removidos para o isolamento são aqueles que comentem infração disciplinar dentro do presídio e aguardam os procedimentos administrativos.


Segundo o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, o preso foi encontrado com o rosto desfigurado. “Os presos que cometeram esse crime não usaram instrumentos, pelo que se percebe, eles bateram a cabeça dele na parede ou no chão”, relata Kleiton Holanda.

O corpo do detento ainda se encontra no local do crime aguardando a chegada da Perícia da Polícia Civil. Segundo o Sinpoljuspi, dois detentos são apontados como os principais suspeitos de terem cometido o crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Parnaíba.

Superlotação

A Penitenciária Mista de Parnaíba tem capacidade máxima para 157 detentos, entre mulheres e homens. No entanto, como revelado pelo O Dia em reportagem especial, o presídio é uma das unidades prisionais do Piauí que está superlotada, abrigando atualmente 650 pessoas.

O Sinpoljuspi revelou ao O Dia que a equipe de agentes penitenciários que atuam no presídio é de seis agentes por plantão, o que significa um total de um agente para cada 100 presos. 

“Há uma semana, tiraram agentes de várias unidades para realocar no novo presídio de Altos, e as ocorrências estão começando a acontecer, são fugas e mais fugas, e agora um assassinato dentro do presídio. [Os presos] Estão diminuindo a superlotação matando”, alerta Kleiton Holanda.

O presidente do Sinpoljuspi alerta ainda que com a proximidade do fim de ano, a situação do sistema prisional pode ficar ainda pior. “Temos 166 aprovados no último concurso aguardando o curso de formação e mais de 30 esperando nomeação, se eles fossem convocados, seria possível começarem a estagiar já no final do ano, que é o recesso do sistema judiciário, e é o período mais crítico”, finaliza.

Contraponto

A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, informa que o detento Roberto Luiz da Silva foi encontrado morto, na manhã desta quarta-feira (9). O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios Tráfico e Latrocínio (DHTL), e ao Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus também abrirá investigação interna para apurar o caso.


Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: