Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cinco foragidos do sistema prisional são recapturados no fim de semana

Sejus abriu sindicância para investigar alto número de evasões na Penitenciária Irmão Guido, onde ocorreram 70% das fugas no ano.

27/09/2015 17:07

A Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos informou, na tarde deste domingo (27), que quatro dos 15 detentos que fugiram da Penitenciária Regional Irmão Guido na última quinta-feira (24) já foram recapturados. Além disso, outro preso que havia se evadido da unidade em fuga anterior também foi preso, totalizando cinco recapturas no final de semana.

Um relatório da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) aponta que, dos 51 presos que fugiram de penitenciárias do Piauí em 2015, metade foi recapturada. O relatório também mostra que 56 tentativas de fuga foram abortadas no ano.

A última tentativa de evasão foi abortada no último sábado (26), também na Irmão Guido. Durante uma vistoria estrutural realizada por policiais militares e agentes penitenciários, uma "teresa" (corda artesanal) que seria utilizada na fuga foi encontrada com detentos do pavilhão A.

De acordo com o relatório da Dipe, 13 fugas aconteceram no ano em todo o sistema penitenciário do Piauí, nove delas somente na Penitenciária Irmão Guido. Isso fez com que a Secretaria de Justiça abrisse uma sindicância para investigar o alto número de evasões na unidade.

Em vistoria, servidores acham celulares, drogas e armas artesanais

Durante uma vistoria realizada neste domingo na Penitenciária Regional Irmão Guido, os agentes penitenciários e PMs encontraram celulares, drogas, cachimbos e armas artesanais.

De acordo com o diretor de Inteligência e Proteção Externa, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, as vistorias são realizadas diariamente para coibir fugas, rebeliões e crimes.

"Além da atuação de agentes penitenciários e da Polícia Militar dentro das unidades, a Secretaria de Justiça tem contado com parcerias também com as polícias Civil, Rodoviária Federal e Federal, tanto em ações de repressão como na troca de informações", ressalta o coronel Pitombeira.

Mais sobre: