Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chacina em Baixa Grande do Ribeiro: acusado de ser o mandante do crime é preso no DF

“Jhon Lennon” foi preso no Distrito Federal; acusado de ser mandante e executor dos quatro assassinatos no interior do Piauí

04/05/2023 08:20

A Polícia Civil do Piauí, com apoio operacional da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal, prendeu na manhã de hoje (04) Jhon Lennon dos Santos Abreude 28 anos, acusado de ser mandante e um dos executores da chacina que vitimou quatro pessoas - três da mesma família - na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no final do mês de abril.

De acordo com o delegado Carlos Júnior, Jhon Lennon estava abrigado em uma residência no Distrito Federal há dois dias. Conforme depoimento no interrogatório, a pessoa que abrigou o acusado não sabia do seu envolvimento com o crime. “Com o apoio de diversos órgãos de segurança pública, como de Tocantins, Balsas e do próprio DF, conseguimos localizar John Lennon e hoje demos cumprimento ao mandado de prisão", destaca o delegado.

(Foto: Divulgação / PC)

O caso ocorreu na manhã do dia 23 de abril, quatro homens foram assassinados com vários disparos de arma de fogo dentro de uma residência, na Baixa Grande do Ribeiro, localizada na região Sul do Piauí. Entre os falecidos estão um pai, identificado como Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, os filhos Luiz Antônio Dalcin, de 34 anos, e Gustavo Dalcin, de 36 anos, além de um funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos. A família era proprietária de uma fazenda de soja no município.

Segundo laudo cadavérico do Instituto Médico Legal (IML), o pai e seus dois filhos foram mortos com armas de alto impacto. Os exames constataram que as vítimas tiveram lesões na região da face e da cabeça. Já o funcionário da fazenda, Leonilton Sousa da Silva, foi a vítima mais alvejada Ele teve lesões na cabeça, tórax, abdome e membros.

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

As investigações apontam ainda que John Lennon já tinha passagens pela polícia pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Os outros dois foragidos, Velton Avelino de Sousa (27 anos), vulgo "Bolinha" e Euton Marcos Santos Lira  (26 anos), vulgo "Coca-cola",  também possuem antecedentes criminais. Os policiais seguem na região até a captura dos demais acusados e pedem que qualquer denúncia  ou informação que leve ao paradeiro dos acusados podem ser enviada aos canais: 190 (PM-PI), 86 9 9964-0647 (DRACO) ou pelo site da Polícia Civil. As denúncias são mantidas sob total sigilo.

Euton Marcos Santos Lira e Velton Avelino de Sousa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Motivação do crime

A polícia constatou que existia uma rixa entre as vítimas e o mandante do crime, que teve início quando o sogro de Lennon faleceu em uma propriedade da vítima. “O sogro de John Lennon foi há algum tempo atrás encontrado morto, possivelmente de causas naturais, na fazenda onde trabalhava. O caso na época causou revolta dos familiares pois alegam que houve negligência por parte dos empregadores”, explicou o delegado. 

No interrogatório, o acusado confirmou que essa foi, de fato, a motivação do crime. Além disso, John Lennon informou que estaria sendo ameaçado de morte pelas vítimas e que, por isso, teria "se antecipado". "Ele confessou que houve uma desavença a partir de uma intimação, em que a filha do sogro dele acionou judicialmente as vítimas por conta da morte do senhor em um dos terrenos. Segundo ele, as vítimas o ameaçaram. Então, ele se antecipou aos fatos. Ele disse ainda que as vítimas teriam contratado pistoleiros", explicou o delegado Carlos Júnior.

Confira o vídeo do momento da prisão:

Fonte: Com informações da Polícia Civil
Mais sobre: