Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campanha eleitoral começa a partir de hoje

Agora os candidatos podem começar sua busca por votos. TRE pede à população que denuncie abusos

16/08/2018 06:35

A legislação permite aos candidatos registrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) pedir efetivamente o voto do eleitorado a partir de hoje (16). Por isso, é preciso que a população fique atenta para eventuais abusos nesse período que se inicia.

O advogado eleitoral Carlos Yuri chama atenção para as mudanças quanto às regras em relação a publicidade de campanha que são usuais do dia a dia e que o eleitor precisa se ater, já que se desobedecidas, podem acarretar em multa ou até mesmo na cassação de registro de candidatura pela Justiça Eleitoral.

“Por exemplo, não é mais permitido carro de som, só se estiver em carreata ou passeata. Não pode ter plotagem de carros, os adesivos devem ter no máximo meio metro quadrado, e não podem ocupar o vidro traseiro inteiro. Além disso, propagandas fixadas em postes e muros pintados também não são permitidos”, ressalta o advogado,

Ele também lembra que a partir de amanhã todos os candidatos podem impulsionar publicações na internet. “Se já estiverem com seu material e CNPJ regularizado, já podem publicar mensagem e pedir apoio e voto em todas as redes sociais, desde que deixem claro que aquilo se trata de propaganda eleitoral”, explica Carlos Yuri

Se optarem, os candidatos podem fazer toda sua campanha através das plataformas virtuais, mas vale destacar que devem respeitar o limite de gasto estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente ao cargo eletivo em disputa. O início da propaganda na TV e rádio só começa no fim deste mês, dia 31.

Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: