Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, 320 homicídios foram registrados somente no 1º semestre

A maioria das vítimas são homens com idade de até 29 anos e com envolvimento em algum tipo de crime. Dados foram divulgados nesta segunda (17).

17/09/2018 15:51

No primeiro semestre deste ano, a Polícia Civil registrou 320 homicídios no Piauí, um aumento de 27 mortes violentas em relação ao mesmo período do ano passado quando foram registrados 293 homicídios. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), que apurou dados sobres os homicídios ocorridos no estado no período que compreende os seis primeiros meses de 2018.

De acordo com o Sinpolpi, a análise constatou que cerca de 75% das pessoas que foram assassinadas são jovens de até 29 anos, e destes, a grande maioria são homens que já foram envolvidos com algum tipo de crime. Além disso, as mortes são, em grande maioria, ocasionadas por acerto de contas, execuções, discussões, latrocínios e crimes passionais.

Segundo o sindicato, a pesquisa é realizada todos os anos e, para fins estatísticos, o sindicato divulga a atualização dos dados a cada seis meses. O presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, afirma que os dados apontam um crescimento no registro desse tipo de crime em todo o estado. 

"Ao analisar e comparar os seis primeiros meses desse ano com os do ano passado, podemos ver o aumento nos índices gerais, tanto da capital quanto do interior. Mais pessoas estão sendo assassinadas diariamente no Piauí, queremos que as autoridades se alertem para isso, pois não podemos permitir que a criminalidade e assassinatos se tornem fatos corriqueiros no dia a dia da população", destaca o presidente.

Mulheres

Além do número geral de homicídios, o Sinpolpi também divulgou o número de feminicídios registrados no estado durante esse período. Segundo o levantamento, os casos de feminicídio aumentaram no Piauí, sendo que, das 39 mulheres assassinadas nos seis primeiros meses de 2018, cerca de 90% dos casos são feminicídioquando o companheiro ou pessoas que tenham ligação com a vítima praticam o ato por questões de gênero, ou seja, matam a mulher apenas por ela ser mulher.

Teresina

A capital piauiense registrou um elevado número de homicídios nos seis primeiros meses do ano, foram 215 no total. Os dados apontaram que no ano de 2018 a Zona Sul da cidade foi considerada a mais perigosa, pois obteve maior número nos registros de homicídios, seguida pela região Norte, Leste, Sudeste e Centro da cidade.

Constantino Júnior alerta que esse aumento é o reflexo da atenção que o governo do Estado está destinando para a segurança pública. "Pessoas inocentes estão sendo mortas todos os dias, o policiamento investigativo e o ostensivo precisam ser reforçados, e as condições de trabalho precisam ser melhoradas. A segurança pública merece atenção especial", alerta o presidente.

Após Teresina, a segunda cidade mais populosa do estado ficou também como a mais perigosa. Parnaíba registrou números elevados e frequentes de homicídios em todos os seis primeiros meses do ano. Além disso, os municípios de José de Freitas, Pedro II e Floriano aparecem nas estatísticas com os maiores registros de assassinatos.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: