Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes fazem vistorias e apreensão de material ilícito nos presídios do PI

A Operação Integrada de Pacificação começa pela Casa de Custódia e consiste em avaliar a situação de presos, promover a ordem e evitar motins nas unidades.

15/02/2019 09:02

O sistema prisional do Piauí passará, ao longo dos próximos dias, por uma operação integrada de pacificação comandada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com apoio da Secretaria de Segurança Pública, Comando Geral da Polícia Militar e Núcleo de Inteligência da Polícia Civil. A ação tem como objetivo apreender material ilícito dentro das unidades prisionais e evitar a ocorrência de motins e rebeliões.

A penitenciária José Ribamar Leite – Casa de Custódia de Teresina – é a primeira a receber as ações da Operação de Pacificação. Cerca de 100 homens das forças de segurança, entre agentes penitenciários, policiais militares e tropas especializadas, fazem vistorias nesta manhã. No interior, a Força Tática da PM também vistoria os presídios de Parnaíba, Floriano e Bom Jesus.


A Operação Integrada de Pacificação começa pela Casa de Custódia - Foto: Assis Fernandes/O Dia

O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, explica que a Operação Integrada de Pacificação visa, antes de tudo, manter a ordem dentro dos presídios do Estado. Já o diretor de Assistência Militar da Sejus, coronel Luís Antônio Pitombeira, explica que o trabalho busca também intensificar a fiscalização durante o período que antecede o Carnaval. “A ideia é manter as atenções redobradas nos dias de feriado promover a pacificação de todo o sistema prisional, segundo a classificação de risco de cada unidade”, pontuou o coronel.

A Sejus apresentará no final da manhã um balanço das ações realizadas nesta sexta (15).

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: