Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Adolescente rouba chave de educador e foge do CEM em Teresina

A Polícia Militar está fazendo buscas no interior à procura do rapaz. Além dele, mais cinco tentaram escapar, mas foram recaoturados ainda dentro do Centro.

13/08/2018 11:40

Com uma capacidade para receber apenas 60 adolescentes, mas abrigando atualmente 130, o Centro Educacional Masculino de Teresina (CEM) registrou uma tentativa de fuga no começo da noite deste domingo (12). Seis adolescentes tentaram escapar do local por volta das 17h30min quando um educador conduzia os internos de volta aos alojamentos. Um deles conseguiu tomar a chave que o profissional tinha nas mãos e abriu a grade, dando fuga para os outros jovens.

Dos seis, cinco foram vistos por policiais nas guaritas e recapturados quando ainda estavam dentro das dependências. Somente um conseguiu pular o muro de proteção. A informação foi repassada pela coordenadora do CEM, Sheila Batista. A Polícia Militar foi acionada e, juntamente com uma equipe do Centro, está fazendo buscas no município do Porto do Piauí, de onde o adolescente é natural e onde teria tentado conseguir abrigo, já que não tem familiares em Teresina. Ele estava recolhido ao CEM após ter cometido um assalto em Teresina.


Foto: Marcela Pacheco/Arquivo O Dia

A situação no CEM após o ocorrido ficou controlada, segundo afirma Sheila. “Houve um começo de agitação, mas nada fora do normal. Nossa equipe conseguiu evitar mais tumulto e os adolescentes que tentaram escapar foram recolocados de volta nos alojamentos sem nenhum problema a mais. O que nos resta agora é reforçar nossos cuidados para com eles”, afirma a coordenadora do CEM.

A despeito da superlotação que o Centro registra, Sheila diz que os casos de fuga se tornaram menos frequentes ao longo deste ano. A coordenadora menciona que a equipe tem investido em ações sociais e educacionais que preencham o tempo dos adolescentes infratores. “Nós oferecemos aulas de educação física, de música, atividades culturais e principalmente, estamos tentando reaproximar as famílias desses jovens, inclusive fazendo visitas domiciliares para conhecer mais de perto a realidade de cada um”, pontuou Sheila.

Atualmente, a equipe que compõe o CEM é composta por um medico, três psicólogos e seis assistentes sociais da Sasc.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: