Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œQuestão de prioridade", afirma diretora do IASPI sobre suspensão de cirurgias

Danielle explicou que a medida está baseada nos dados, que apontam para o crescimento de casos do novo coronavírus no estado

13/01/2021 15:47

A diretora do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do Estado do Piauí (IASPI), Danielle Aita,  afirmou nesta quarta-feira (13) que a suspensão de autorização para cirurgias eletivas foi uma decisão adotada para priorizar o atendimento de pacientes da Covid-19


Leia tambémCOVID-19: Governo decide reabrir leitos de UTI no Piauí 

Covid-19: Piauí alerta para alta ocupação de leitos na rede privada 


Danielle explicou que a medida está baseada nos dados, que apontam para o crescimento de casos do novo coronavírus no estado, e a lotação dos leitos exclusivos para o tratamento da doença que a rede privada já apresentou no início do mês.

“Vimos agora em janeiro um novo aumento no número de casos no nosso estado e tivemos o cuidado de acompanhar o atendimento dos nossos usuários. Observamos alguns sinais de esgotamento tendo em vista que algumas urgências já tiveram o atendimento interrompido por superlotação no Pronto Socorro”, disse. 

Danielle Aita (Foto: Assis Fernandes / Arquivo O Dia)

A diretora pontou que a quantidade de leitos para Covid-19 na rede privada está menor que o registrado durante o mês de agosto do ano passado, período mais crítico da pandemia no Piauí. 

“Tivemos o cuidado para priorizar o atendimento para essa doença grave tendo em vista que a rede privada ainda não ampliou os leitos para tratamento de Covid-19. Os dados de agosto comparados com esse mês de janeiro menos leitos na rede privada”, acrescentou a diretora. 

Danielle Aita lembrou que segue sendo liberados procedimento de urgência,  ambulatoriais, de paciente oncológicos e qualquer situação que o médico solicite brevidade.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: