Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œÉ importante pensar positivo", diz psicóloga sobre planos adiados

Entre as recomendações está a filtragem das informações, de forma a não afetar diretamente o psicológico e a rotina do indivíduo

31/05/2020 09:51

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças em todo o mundo e, claro, na rotina das pessoas. Por recomendação dos órgãos de saúde, o isolamento social tem evitado que as pessoas se reúnam e, consequentemente, que projetos sejam levados adiante. Mas, como superar este momento de pandemia sem perder as esperanças e desistir dos seus planos? A psicóloga Ianny Luizy explica que o surgimento da pandemia causou muitas frustrações, especialmente em que tinha planejado algo para este período do ano. Contudo, ela destaca que é importante manter pensamentos positivos e reforça que as informações devem ser filtradas, de forma a não afetar diretamente o psicológico e a rotina do indivíduo.

“É importante pensar positivo. Existe um movimento que algumas pessoas estão fazendo chamado de ‘alienação seletiva’. Não é que as pessoas estejam sem saber o que está acontecendo; na verdade, elas estão selecionando o que querem ver e a quantidade do que querem ver. Se for pararmos para pensar, estamos sendo bombardeados de informações o dia inteiro e, em muitos casos, são assuntos que geram muitos gatilhos. As pessoas selecionam o que vão consumir e aprendam a ter um pensamento e visualização positivos, para que esse momento passe de uma forma suave. Esse momento já é crítico e não precisamos deixá -lo ainda mais”, enfatiza.


A psicóloga Ianny Luizy lembra que esse sentimento de frustração é comum, vez que iremos nos deparar com ele ao longa vida, mas que é preciso estarmos preparados para planos que possam não ser concretizados como planejados. (Foto: Assis Fernandes/ODIA)


“É um sentimento que todos nós temos que estar preparados. Quando falamos sobre a pandemia, foi algo que saiu do nosso controle, gerando essa frustração. O mal de todo mundo é sempre achar que pode controlar tudo. Para quem está em busca de um sonho, a frustração é por não ter conseguido controlar isso em meio à pandemia. Dá uma sensação de incapacidade e nesse tempo se fez necessário trabalhar o lado evolutivo, entendendo que nem tudo está no nosso controle, mas não é porque não deu certo agora que significa que não dará certo mais na frente”, reforça Ianny Luizy.

Leia também:

Noivos adiam cerimônia de casamento por conta do Coronavírus 

Estudantes interrompem intercâmbio internacional devido à pandemia 

Por isso, é necessário traçar estratégias para superar esses obstáculos momentâneos, além de não desistir do seu objetivo. É importante lembrar que esse plano pode ser realizado em outro momento e que este foi apenas um contratempo.

“Devemos pensar em estratégias de como conseguir realizar esses sonhos. Existem pessoas que eram empresas, pessoas que iam casar, mas não deu para fazer agora. É preciso pensar o que pode fazer de diferente, que não foi cancelado, mas sim adiado. É preciso inovar, ou seja, o que antes era feito de um jeito agora vai precisar ser feito de outro. O que estava sendo planejado de um jeito pode ser planejado de outro. E é importante não desistir. O sonho é seu e é preciso seguir em frente. As adversidades vão acontecer sempre. Agora foi a pandemia, mas mais para frente a gente não sabe o que pode ser. Se o plano A não deu certo, vamos para o plano B. Precisamos ter o alfabeto inteiro de planos”, completa a psicóloga.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: