Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œA grande transformação do negócio começa pelo líder"

O consultor Alberto Serrentino é quem faz o alerta

17/05/2021 13:11

As oportunidades de negócios surgidas com a pandemia do novo coronavírus passam em sua grande maioria pelo digital. Contudo, se engana quem pensa que a transformação é promovida exclusivamente pela tecnologia. O consultor Alberto Serrentino é quem faz o alerta ao explicar que a grande transformação do negócio é de responsabilidade do líder da empresa.


Leia também: Campanha busca conscientizar população sobre poda de árvores em Teresina; veja 


“A grande transformação não acontece pela tecnologia, porque a tecnologia é um meio, não é o fim. Quem faz a mudança são as pessoas e o que muda o comportamento das pessoas é a evolução da cultura da empresa que parte sempre do líder”, explicou Serrentino durante a palestra de abertura do Varejo Mais, um evento online promovido pelo Sebrae-PI para impulsionar o varejo local.

O consultou comentou que os impactos da pandemia atingiram de forma diferente os segmentos da economia e, por isso, não é possível descrever um único efeito para os diferentes setores. Supermercados e a área da construção tiveram efeitos bem menores que o segmento de vestuário e beleza.

Para aproveitar o momento e acompanhar o ritmo das transformações, Alberto Serrentino orienta que é necessário embarcar nos processos de mudanças e se aproximar cada vez mais das necessidades dos clientes. A partir daí, é encontrar as oportunidades e apresentar soluções para o mercado.

“A tecnologia trouxe uma incrível oportunidade de competitividade para os pequenos. O que precisamos fazer é que todas as empresas tenham a atitude mental da startup de se aproximar do cliente, entender as dores, visualizar oportunidade e entender que tipo de tecnologia ajudam a resolver melhor esses problemas”, afirmou.

Varejo Mais 

O Varejo Mais é um evento online e gratuito que teve lançamento realizado no dia 13 de maio com a palestra de Alberto Serrentino. A programação que é composta de lives, oficinas mentorias e bate-papos terá início dia 20 de maio e segue até 4 de junho. As inscrições podem ser realizadas no site do Sebrae-PI.

O diretor técnico do Sebrae-PI, Delano Rocha, explica que o evento foi pensado para atualizar os empresários das mudanças promovidas pela pandemia e o avanço tecnológico incorporado pelos clientes no processo de compra. “Criamos o programa Varejo Mais através das pesquisas de todo o acompanhamento que a gente faz no sistema Sebrae. Identificamos alguns gargalos nesse processo e queremos fortalecer o apoio aos empreendedores que têm estrutura, ferramentas tecnologia. Mas o que a gente quer mostrar no evento é que os pequenos empreendedores podem implementar ferramentas modernas que vão ajudar na construção de relacionamentos mais fortes com o cliente”, disse.

Delano pontua que o evento terá como foco: gestão, recursos humanos, construção do preço, inovação, tecnologia e mercado. O diretor explicou que serão apresentados no evento casos de sucesso e as formas através das quais é possível chegar ao êxito. Ele acrescenta que o evento trabalhará forte os avanços digitais. “O cliente hoje é conectado. Com o celular ele entra, ver quem tem o produto que ele procura, quem vende mais barato e quem tem o melhor serviço. Muitos pequenos empreendedores acham a tecnologia muito caro. Mas hoje tem tecnologia de baixo custo. É todo um estudo que o Sebrae faz e quer explicar para o empreendedor através do Varejo Mais”, finaliza Delano Rocha.

Programação

DIA 20 DE MAIO

15h - LIVE: ALTA PERFORMANCE NA GESTÃO DOS NEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES, com JOEL JOTA

16h - LIVE: PERSUASÃO - APRENDA A UTILIZAR OS GATILHOS

MENTAIS NAS SUAS VENDAS, AUMENTAR SEGUIDORES E VENDER MAIS, com RAPHA FALCÃO.

17 às 22h20 - MENTORIAS

DIA 27 DE MAIO

09 às 11h - MENTORIA: EQUIPE DE UMA EMPRESA ONLINE - PERFORMANCE COMPORTAMENTAL, com VAULETE SÁ.

09 às 13h - MENTORIA COLETIVA MARKETING DIGITAL - CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS, com STENYO GUIMARÃES.

16h - PAPO DE NEGÓCIOS - E-COMMERCE COMO ESTRATÉGIA PARA EXPANSÃO DO NEGÓCIO: CASE MERCADO LIVRE, com

ANDRÉ SANTOS.

17 às 21h - MENTORIAS

DIA 28 DE MAIO

09 às 13h - MENTORIA COLETIVA MARKETING DIGITAL - CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS, com STENYO GUIMARÃES.

15h - LIVE: A IMPORTÂNCIA DA PRECIFICAÇÃO ESTRATÉGICA NO VAREJO, com PATRÍCIA COTTI.

16h - LIVE: ALIMENTE-SE DE BOAS AÇÕES!, com RODRIGO BARROS.

17h - LIVE: E-COMMERCE: COMO CRESCER, LUCRAR E CRIAR VALOR?, com FRANCISCO ANDRÉ.

18 às 20h - MENTORIAS

DIA 03 DE JUNHO

09 às 13h - MENTORIA COLETIVA MARKETING DIGITAL - CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS, com STENYO GUIMARÃES.

15h - LIVE: O FUTURO DA INOVAÇÃO: O NOVO VAREJO, com DEMÉTRIO TEODOROV.

16h - PAPO DE NEGÓCIOS - CHATBOTS: O FUTURO DA INTERAÇÃO, com FLÁVIO NUNES.

16 às 22h05 - MENTORIAS

DIA 04 DE JUNHO

09 às 13h - MENTORIA COLETIVA MARKETING DIGITAL – VENDER PELAS REDES SOCIAIS, com STENYO GUIMARÃES.

15h - LIVE: MEIOS DE PAGAMENTO DIGITAL, com RODRIGO LIMA.

16h - LIVE – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO VAREJO IMPACTANDO NA MELHORIA DA EXPERIENCIA DE COMPRA, com RICARDO

ROCHA.

16 às 22h05 - MENTORIAS

Mais sobre: