Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Funcionamento em horário estendido melhora performance do atendimento', diz Sindilojas

A partir de hoje, as lojas do centro de Teresina passa a funcionar das 9h às 18h. As lojas dos shoppings abrem das 12h às 20h.

31/08/2020 11:12

Começa a valer a partir de hoje (31) o novo decreto municipal que estende o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais em Teresina. As lojas do Centro da cidade começarão a funcionar das 09h às 18h; as lojas da zona Leste, das 10h às 20h; as lojas dos shoppings, das 12h às 20h e as lojas de material de construção que ficam fora do Centro funcionarão das 8h30min às 17h30min.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Quem comemorou essa extensão do horário de funcionamento do comércio varejista na capital foi o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas). A expectativa é de que com essa ampliação, o atendimento aos clientes tenha um incremento e, consequentemente, as vendas também. Quem explica é o presidente da entidade, Tertulino Passos.

“O atendimento ainda estava muito restrito não só pelos protocolos que limitavam a quantidade de pessoas dentro das lojas, como também pelo horário reduzido. Quem fecha as portas mais cedo, vende menos. A gente acredita que extensão do horário será um fator positivo para aumentar as vendas, porque tem a possibilidade de um atendimento mais ampliado. Se o lojista não pode atender um maior número de clientes ao mesmo tempo, ao menos agora ele pode atender por mais tempo”, diz Tertulino.

O presidente do Sindilojas avalia positivamente este quase um mês de lojas de itens não essenciais reabertas em Teresina, mas evita dar projeção das vendas porque diz que a situação é atípica e que depende muito da forma como tato clientes quanto lojistas se portam. É no sentido de garantir que essa flexibilização da economia continue acontecendo, que o sindicato vem reforçando as ações de fiscalização de estabelecimentos comerciais em Teresina.


Tertulino Passos, presidente do Sindilojas - Foto: O Dia

“É uma luta diária nesse sentido. A gente vem sempre orientando a todos os lojistas para o cumprimento do decreto, porque ele é muito importante não só para permitir que o estabelecimento continue funcionando, como também para as vendas. Cliente nenhum vai querer entrar numa loja que não segue os protocolos”, afirmou o presidente da entidade.

Leia também: Ônibus voltam a circular em Teresina nos próximos sábados 

A expectativa maior agora é para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de Outubro, quando se comemora também o Dia das Crianças. Será a primeira grande data comemorativa do ano na qual o comércio estará em funcionamento no ano de 2020. Como em todos os anos anteriores, há esperança de que as vendas tenham um aquecimento neste período e neste cenário de pandemia, o Sindilojas espera que o Dia das Crianças sirva não só para alavancar as vendas, como também para ajudar a reerguer aqueles estabelecimentos que mais foram impactados pela pandemia.

“É o primeiro grande feriado com comércio aberto do ano, é uma data que por si só já é muito importante para os lojistas, então o momento é de preparar os estoques e garantir que que o cliente encontre aquilo que ele quer comprar para garantir as vendas e quem sabe aumentá-las. Esperamos que esse ano seja tão bom no Dia das Crianças quanto foi nos anos anteriores, mesmo sendo um momento atípico”, finaliza Tertulino.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: