Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wilson Seraine receberá medalha do Mérito Renascença do Piauí

A solenidade acontecerá a partir das 10h, no "œCasarão Coronel Luiz de Britto", na cidade de Piracuruca.

22/01/2019 17:36

Nesta terça (22), durante as atividades alusivas ao 196º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, o professor Wilson Seraine receberá a Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no grau Comendador. A solenidade, que será presidida pela governadora em exercício, Regina Sousa, acontecerá a partir das 10h, no “Casarão Coronel Luiz de Britto”, na cidade de Piracuruca.

A comenda é concedida a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do governo do Piauí. Considerada a mais alta comenda do Estado, a medalha é oferecida nos graus Cavaleiro, Oficial, Comendador e Grã-Cruz.

Wilson Seraine estuda há 21 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”. Em Teresina, ele preside a Colônia Gonzaguiana (grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores), que promove eventos culturais na cidade. Entre eles, a Procissão das Sanfonas, que há 10 anos leva a música do Rei do Baião pelas ruas do Centro de Teresina e a Missa de Santa Luiza, uma homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga.

“Sinto-me muito honrado com o convite para ser homenageado pelo meu Estado, por meio desta comenda que reconhece nossa contribuição à cultura regional. Temos a obrigação de fazer cultura para preservar nossas tradições. Como disse Luiz Gonzaga, isso é uma forma de contar nossa própria história”, destaca Wilson.

Seraine também é autor de 7 livros nos segmentos de educação e cultura popular, é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel,  integra o Conselho de Cultura do Estado do Piauí, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”.

A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí foi instituída em 31 de Março de 1973, através do decreto nº 1588 e regulamentada pelo decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975. A comenda foi criada pelos intelectuais Armando Madeira Bastos e Arimatheia Tito Filho.

Wilson Seraine

Wilson Seraine é piauiense, de Teresina. Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). 


Fonte: Da redação
Mais sobre: