Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias defende Minha Casa, Minha Vida como prioridade no PPA

Dias participou da plenária do PPA no Piauí ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet

26/05/2023 às 19h46

27/09/2023 às 15h44

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, defendeu o programa de habitação do governo federal Minha Casa, Minha Vida como prioridade no Projeto Plurianual dos próximos quatro anos. Dias participou da plenária do PPA nesta sexta-feira (26) no Piauí ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do secretário-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e do governador Rafael Fonteles.

“O que vamos fazer é o que do ponto de vista do município, do setor que você atua, da região que você vive, quais as prioridades. O Brasil vai encaminhar em agosto ao Congresso Nacional essa proposta. Do ponto de vista do Piauí, temos muita coisa para trabalhar nos 12 territórios de desenvolvimentos. Como ministro do Social, defendo essa integração do Bolsa Família com o Minha Casa, Minha Vida. Se depender do Piauí, vai sair muita coisa boa para o Brasil”, disse. 

Plenária do PPA no Piauí  - (Jailson Soares / O Dia ) Jailson Soares / O Dia
Plenária do PPA no Piauí

O governador Rafael Fonteles, por sua vez, reforçou as prioridades para o governo e que já foram apresentadas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro com os governadores no início deste ano. “O Piauí elencou três grandes áreas como prioridade: rodovias tanto ao Norte como ao Sul, obra hídricas e o multimodais. São as três áreas prioritárias que o Piauí elencou para a Casa Civil”, reforçou.

A ministra Simone Tebet explicou a diferença entre o orçamento participativo e o planejamento participativo. Para ela, o Piauí está avançado nessa discussão, uma vez que o estado já trabalha com a população indicando para onde irá uma parcela do orçamento.

“O estado do Piauí já está à frente do nosso tempo porque já está falando de orçamento participativo, nós não estamos falando de orçamento, estamos falando de planejamento. O povo vai escolher os programas e o Congresso quando olhar o orçamento vai poder esticar para um lado ou para outro”, declarou. 

Ministra do Planejamento, Simone Tebet - (Jailson Soares / O Dia) Jailson Soares / O Dia
Ministra do Planejamento, Simone Tebet

Márcio Macêdo, as secretaria-geral, classificou a realização das plenárias como inéditas porque não ouvirá apenas os ministérios do governo federal. Ele destacou ainda a importância da participação cidadã através da votação online dos projetos apresentados. De acordo com o secretário, esse tende a ser o maior planejamento participativo do país.

As plenárias do Plano Plurianual (PPA) 2024-2007 tiveram no dia 11 de maio em Salvador e serão realizas em todos os estado e no Distrito Federal até o 10 de junho deste ano. As plenárias reúnem representantes da sociedade civil organizada. O governo definiu ainda que é possível opinar da plataforma digital disponibilizada e Fóruns Interconselhos, que reúnem conselhos nacionais em diversos setores.

Mais sobre: