Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias decide prorrogar medidas de isolamento social contra o Covid-19

A decisão aconteceu após uma reunião com membros do Comitê de Organização de Emergência (COE).

30/03/2020 14:42

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) afirmou, em transmissão ao vivo em uma rede social nesta segunda-feira (30), que está prorrogada até o dia 30 de abril, as medidas de isolamento social e a proibição de funcionamento de diversos comércios e estabelecimentos não essenciais no Estado. A decisão aconteceu após uma reunião com membros do Comitê de Organização de Emergência (COE).

Segundo o governador, uma nova mudança está relacionada ao cumprimento da quarentena no Piauí. Com a atualização do decreto, quem adentrar ao Estado terá que ser submetido à quarentena. Anteriormente, a medida valia apenas para passageiros de ônibus coletivos interestaduais.

“A nova medida: restrições de entradas do Piauí. Quem entrar por avião ou alguma de nossas fronteiras seja através pontes, embarcação, veículo, rodovia federal ou estrada vicinal da fronteira com os estados do Ceará, Pernambuco, Tocantins ou Bahia terão que cumprir a quarentena”, disse o governador.  

Dias afirmou ainda que a medida restritiva na entrada de pessoas no Piauí aconteceu depois da análises de dois casos de contaminação que ocorreram após ligação com Ceará.  

“Nós tivemos dois casos de contaminação que a história aponta para contaminação no Ceará. Tínhamos casos do Rio de Janeiro, São Paulo e até do exterior. Por isso, esse cuidado é fundamental pra quando chegar aqui seguir o isolamento social por até sete dias – período em que o vírus apresenta o sintomas. Tá de passagem? Tem as regras de proteção como máscaras e essa é uma proteção tanto para o indivíduo como para quem vive aqui”, contou Dias. 

Wellington Dias destacou que os serviços considerados essências estão mantidos como supermercado, bancos, postos de combustíveis e defendeu o sistema de entrega por delivery adotados por empresas do segmento de alimentação. 

“Está autorizado o sistema de entrega a domicilio – delivery. É possível que o comércio funcione através da internet ou ligação e nós estamos estimulando. Eu tive uma reunião com a Federação dos Lojistas do Piauí, onde discutimos esses pontos. Hoje várias empresas do ramo de alimentação, por exemplo, estão atuando no Piauí”, completa. 

O governador reiterou que as aulas das escolas da rede estadual de ensino permanecem suspensas por tempo indeterminado e agradeceu adesão realizada pelos municípios e instituições de ensino privado. 

 “As aulas da rede estadual seguem suspensas por tempo indeterminado. Gostaria aqui de agradecer aos municípios, escolas privadas e faculdades pela adesão. A mesma medida vale para institutos de ensino federeais”, conta. 

Críticas para mais fiscalização

Ao final da live, Wellington Dias pediu por mais fiscalização durante o cumprimento da quarentena. “É preciso que todos estejam engajados na luta contra o coronavírus. O isolamento social é a melhor forma de combatermos essa doença no momento. Faça a sua parte. Fique em casa. Venceremos o coronavírus.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado
Mais sobre: