Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Violência doméstica: agentes recebem treinamento para atender às vítimas

Esta é a terceira turma que está sendo preparada, mas a expectativa é que o curso capacite mais de 180 agentes somente este ano .

25/08/2020 08:27

Um total de 20 guardas civis municipais recebem capacitação para atuar no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pela Guarda Maria da Penha. Esta é a terceira turma que está sendo preparada, mas a expectativa é que o curso capacite mais de 180 agentes somente este ano para atuar no atendimento especializado às vítimas.


Leia também:

Violência contra a mulher: delegacias do Piauí registram média de 12 BO’s por dia

No Piauí, 53,7% da violência contra mulher é praticada por parceiro íntimo 

Violência contra a mulher no Piauí: denúncias sobem 60% em seis meses 


A atividade busca através da perspectiva de gênero ampliar as ações de enfrentamento à violência e a rede de atendimento às vítimas. O treinamento está sendo realizado no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e acontecerá durante toda a semana, nos turnos manhã e tarde.

 A gerente de Enfrentamento à Violência da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Lidiane Oliveira, explica que o curso é mais uma ferramenta para ampliar o conhecimento dos agentes que irão atuar na Guarda Maria da Penha e destaca ainda algumas das abordagens que devem ser trabalhadas com a nova turma.

“O curso é dividido em módulos. Iniciamos com a discussão de gênero, passando pelo panorama da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, na qual abordamos a própria Lei Maria da Penha como mecanismo de proteção a essas mulheres. É uma semana cheia de novidades, buscamos trabalhar sempre de uma forma participativa, tentando provocar uma reflexão sobre o tema para desnaturalizar o fenômeno da violência”, destaca Lidiane Oliveira.

Para a agente Willyara de Sousa Silva, que compõe a terceira turma de capacitação da Guarda Maria da Penha, a preparação é fundamental para atuação, pois aborda diferentes perspectivas de trabalhar o enfrentamento à violência contra às mulheres. “O ideal seria que todas as pessoas passassem por um curso desses, pois nos possibilita uma visão diferenciada do que acontece no nosso dia a dia”, destacou.

O projeto da Guarda Maria da Penha iniciou ainda este ano e tem a missão de acompanhar mulheres em situação de violência por meio do monitoramento de medidas protetivas, através de uma equipe exclusiva. A quarta turma de capacitação está prevista para iniciar no mês de setembro, com mais 20 agentes da Guarda Civil Municipal de Teresina.

Fonte: informações Ascom
Por: Sandy Swamy
Mais sobre: