Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vigilância Sanitária atesta situação de insalubridade em escola

Denúncia foi feita por representante da Comissão de Educação da Alepi. Escola fica no Promorar e estudantes precisam usar banheiro químico por causa da falta de estrutura.

27/11/2019 07:49

Os estudantes do CETI Solange Sinimbu Viana Area Leão, localizado no bairro Promorar, zona Sul de Teresina, estão tendo que utilizar banheiros químicos por causa da situação de insalubridade em que o prédio da escola se encontra. Atendendo a 400 alunos do ensino fundamental e médio, a unidade teve sua estrutura interditada pela vigilância sanitária devido à falta de estrutura de suas instalações.

A denúncia foi feita pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Piauí após visita à unidade escolar. A deputada Lucy Soares (Progressistas), presidente da comissão, foi quem elencou alguns dos problemas encontrados: “o local apresenta estrutura precária em diversos setores como, por exemplo, cozinha, biblioteca, instalações elétricas e não existe refeitório na escola. Mas a situação mais crítica é com relação aos banheiros que foram interditados pela vigilância sanitária”.


Leia também: Após hospitais, comissão parlamentar da Alepi vistoria campus da Uespi 


Sobre o refeitório, as refeições dos alunos são servidas pelos funcionários nos corredores da unidade escolar. Durante a visita, ficou constatado também que várias salas não possuem ventilador e também que há uma mesa quebrada no local onde funciona a biblioteca do CETI Solange Sinimbu. Outro ponto que chama a atenção é que a fiação das lâmpadas de iluminação das salas de aula fica exposta.


O Portal O Dia entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que o órgão se manifestasse sobre a situação do CETI Solange Sinimbu. Por meio de sua assessoria, a Secretaria informou que a licitação para a reforma da unidade escolar já está em curso, aguardando a dispensa da licença ambiental, e que deve ser entregue até 2020. Também estão sendo tomadas providência no sentido de climatizar as salas de aula e de readequação dos banheiros.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a licitação para reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Area Leão já está em curso, aguardando a dispensa da licença ambiental e que a mesma deve ser entregue até 2020. A Seduc informa ainda que já está adaptando a escola para receber a climatização nas salas de aula e que a construção da nova fossa será feita até janeiro de 2020.

Secretaria de Estado da Educação do Piauí.

Professores do Estado paralisam atividades pedindo reajustes salariais

Ainda no tocante à Educação Estadual, os professores da rede pública de ensino cruzarão os braços durante toda esta quarta-feira (27) em protesto por uma série de reivindicações junto ao Governo. Por volta das 8h30min, a categoria irá se reunir em frente ao Palácio de Karnak para reivindicar, dentre outros pontos, o reajuste dos aposentados, o reajuste no vencimento dos profissionais ativos e as mudanças de classe de nível.

A categoria protesta também pelo reenquadramento de professores, agilidade na concessão das aposentadorias para os profissionais que a pleiteiam, readequação na infraestrutura das escolas estaduais e a destinação de 60% do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério) para os profissionais da educação.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: