Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo registra ocorrência de redemoinho na cidade de Picos

Evento climatológico não oferece risco e é comum nas épocas quentes e secas do ano

12/08/2018 16:55

A enfermeira Marcy Rabelo flagrou neste domingo (12), na cidade de Picos, interior do Piauí, um evento climatológico curioso. O vídeo foi gravado enquanto ela saía de casa. Segundo seu relato, é comum ver o fenômeno na região.

“Eu vejo direto aqui na rua da minha casa. Hoje eu estava descendo para ir para casa da minha mãe e eu já tinha fechado o portão, como não queria abrir para não entrar a poeira, eu filmei. É bonito de se ver”, conta a autora do flagra.


De acordo com Werton Costa, professor de climatologia da Universdade Estadual do Piauí – UESPI, Marcy registrou a ocorrência de um dust devil. O fenômeno, segundo ele explica, acontece por conta das diferenças de temperatura e pressão do ar na superfície e do ar das camadas mais altas, fazendo com que o vento gire em torno de si mesmo.

“Esse fenômeno é o que a gente chama de dust devil, conhecido como redemoinho. Ele é um fenômeno semelhante a um pequeno tornado, isso é, um vento giratório ou turbilhonar que se forma pela diferença de temperatura e diferença de pressão atmosférica, forma uma coluna giratória”, explica.

A diferença deste dust devil registrado em Picos, segundo o professor, é a clara definição do fenômeno. “Com o tempo bem seco, se forma uma coluna de ar perfeita. Quando ela gira sob o solo, levanta poeira e esse material em suspensão vai colorindo a coluna de ar. Então você tem uma coluna com dezenas de metros perfeitamente formada. É um evento muito bonito”.

Ainda segundo Werton Costa o dust devil não oferece riscos a população. O registro da ocorrência deles, destaca o professor, é muito comum em épocas do ano mais quentes e secas. 

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: