Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo: padre discute com adolescentes após ataque a Comunidade Católica

Episódio aconteceu no bairro Mocambinho, em Teresina. Segundo entidade, o teto da comunidade foi apedrejado por duas vezes. Padre saiu para encontrar responsáveis e discussão foi gravada.

13/07/2020 09:12

Um vídeo que circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens tem gerado polêmica em Teresina. As imagens mostram o Padre Neto Rego, fundador e coordenador da Comunidade Católica ORE, no bairro Mocambinho III, discutindo com adolescentes que teriam atacado a sede da entidade a pedradas e quebrado o telhado do local. Nas imagens, é possível ver o pároco e os adolescentes trocando ofensas e se referindo uns aos outros com palavras de baixo calão.

Leia também: Padre Manoel Gomes de Matos morre por covid-19 em Teresina 

O padre fala: “Tu é um moleque, rapaz. Marginal, vai marginal. A partir de hoje, a tua vida acabou”. Em resposta, um adolescente rebate com “Tu vai morrer, padre cachorro”. A discussão foi filmada por populares e mostra ainda alguns membros da comunidade católica tentando acalmar os ânimos e conter o pároco enquanto os adolescentes, que não são enquadrados nas imagens, seguem gritando ofensas.

Veja abaixo:


A situação aconteceu neste domingo (12) após a Comunidade Católica ORE ter tido mais uma vez duas dependências depredadas. Segundo nota emitida pela Comunidade, no dia 01 de julho, a sede da entidade foi invadida em uma tentativa de roubo, frustrada pela ação dos cães que fazem a guarda do local. Na ocasião, o telhado da Comunidade Católica foi atingido com pedras. O Padre Neto Rego chegou a fazer um apelo nas redes sociais pedindo contribuições dos fiéis para que fossem feitos os reparos na sede.

No dia 05 de julho, o padre fez uma postagem nas redes sociais, agradecendo à ajuda e informando que a reforma no teto da Comunidade havia se iniciado. “Hoje, graças à contribuição de vocês, foi possível iniciar a reforma do nosso telhado! Que Deus os abençoe sempre! A obra de Deus continua! Muito obrigado”, disse o Padre Neto na publicação.


Buraco no telhado da comunidade - Foto: Reprodução/Whatsapp

Neste domingo (12), por volta das 17 horas, quando o pároco se preparava para a celebração da missa dominical, o telhado da Comunidade Católica ORE foi novamente quebrado. Segundo a entidade, o Padre Neto, já paramentado para a celebração, se dirigiu até o campo de futebol que fica atrás da sede na tentativa de encontrar o responsável.

Foi neste momento em que o vídeo foi gravado. Quando o padre discute com alguns adolescentes e há essa troca de ofensas. Nos áudios que circulam nas redes sociais, os populares relatam que “o padre está amaldiçoando uma criança de 15 anos que empinava pipa no terreno atrás da Comunidade. O pai dele estavam derrubando caju em um pé e a fruta caiu em cima da telha. O padre já veio gritando, xingando os meninos, dizendo que estavam jogando pedras”.


Pedra que, segundo a entidade, foi arremessada no telhado - Foto: Reprodução/Whatsapp

O que a Comunidade Católica ORE disse, na nota de esclarecimento, foi que “o padre foi recebido com ofensas e deboches por muitos jovens, que se encontravam aglomerados no local. Ele foi afrontado e irritado por vários deles, alguns inclusive das redondezas e beneficiados pelo trabalho de resgaste e evangelização realizada pela Comunidade Católica ORE”.

Quanto ao vídeo que circula nas redes sociais, a entidade disse que ele “desconfigura o ocorrido e apoia a falta de respeito com o padre”. De acordo com a Comunidade Católica ORE, foi gravada e divulgada somente uma parte da discussão com o intuito de difamar o sacerdote. “É inadmissível que existam pessoas que apoiem esse tipo de atitude. É muito triste observar o silêncio de muitos diante das agressões sofridas por aqueles que só fazem o bem ao próximo”, diz a nota.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: