Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo: açude rompe em Luzilândia e destrói trecho da PI-214

Rodovia que liga Luzilândia a Esperantina foi cortada de uma margem a outra com a força da água e ficou intrafegável.

20/04/2021 10:35

O açude Saquinho, localizado na região Norte do Piauí, rompeu devido ao alto nível de suas águas e a força da enxurrada acabou destruindo um trecho da rodovia PI-214, que liga as cidades de Esperantina e Luzilândia. O fato ocorreu na madrugada desta terça-feira (20). Por conta do ocorrido, a rodovia ficou intrafegável. 


Foto: Reprodução/Facebook

A força da água que transbordou do açude foi tanta que rompeu a estrutura da PI de um lado a outro. O cenário de destruição foi registrado por populares. “O estrago que a mãe natureza fez. Três horas da manhã estávamos olhando aqui, um rapaz voado por aqui e a gente pediu pra ele parar, mas ele não parou. Eu que socorri ele. A moto dele lá”, diz um morador em vídeo publicado nas redes sociais.

Veja abaixo:


O Departamento de Estradas e Rodagem do Piauí (DER) informou já ter conhecimento da situação e disse que enviou uma equipe até o local para avaliar os danos.

Em Cabeceiras, imagens recebidas pelo Portalodia.com mostram o rompimento do açude do Barreiro após a intensa chuva que caiu na região. Veja abaixo:


Dois rios da região Norte do Piauí estão em cota de alerta, avida CPRM

O Serviço Geológico Nacional, por meio de seu sistema de monitoramento em tempo real, o CPRM, informou que dois rios localizados ao Norte do Piauí estão em sua cota de alerta para risco de transbordamento. Tratam-se do Rio Pedrinhas, em Barras; e do Rio Longá, em Esperantina.

O Rio Pedrinhas atingiu a cota de alerta por volta das 18 horas de ontem (19), quando suas águas chegaram a 3,70 metros de altura. Nas primeiras horas da manhã de hoje (20), o Pedrinhas chegou a 3,78 metros, mas seu nível já caiu para 3,77 metros por volta das 9h45min. No entanto, ele ainda permanece na cota de alerta, a 43 centímetros da cota de inundação.

Já o Rio Longá atingiu sua cota de alerta por volta da 00h30min de hoje (20), quando chegou a 6,41 metros de altura. Ele segue subindo e atingiu 6,92 metros por volta das 09h45min. O Rio Longá está a 48 centímetros de chegar a sua cota de inundação.

Mais sobre: