Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fronteiras: comunidades ficam ilhadas após rompimento de açude

Vídeos gravados por populares mostram o exato momento do rompimento do reservatório.

03/01/2022 09:11

Atualizada às 11h56

Em entrevista ao O Dia, o prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro, informou que o rompimento do Açude da Boa Vista deixou comunidades da zona Rural do município ilhadas. A comunidade Tanque, onde está localizada a residência do prefeito, por exemplo, também teve as estradas cortadas pela água. O prefeito está no local sem ter como se deslocar para zona urbana do município.

Segundo o gestor municipal, o maquinário da prefeitura está sendo utilizado para desobstruir as estradas. “Estou ilhado sem poder ir para a cidade e trabalhando desde cedo com a máquina da prefeitura tentando desobstruir algumas passagens para que a gente consiga chegar à cidade, mas o momento é tão complicado que a máquina está atolada”, afirmou.


Mesmo com o incidente, o prefeito tranquilizou a população e disse que nenhuma propriedade chegou a ser atingida pela água e ninguém saiu ferido. Segundo ele, a lavoura também não foi atingida. “Não esperávamos que fosse encher tão rápido, tanta chuva em tão pouco tempo. A lavoura não será prejudicada, as estradas a gente trabalha e corrige”, destacou.

O Açude da Boa Vista foi construído há mais de um século por meio da mão de obra escravizada. Com o rompimento, a barragem deixa de existir. De acordo com o prefeito, quase todos os reservatórios do município estão com capacidade no limite. Com exceção da barragem Barreiras que, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), subiu 4 metros devido às chuvas. O reservatório tem capacidade total de 52 milhões de metros cúbicos. Apesar disso, não há risco de rompimento.

Segundo o climatologista Werton Costa, por não ter estação pluviométrica não dá para mensurar o volume de chuvas que atingiu o município nos últimos dias. Contudo, o rompimento do açude é um indicativo do intenso volume de precipitação na região.

"Infelizmente a maior parte das cidades piauienses não tem estação pluviométrica, mas a gente pode considerar que as chuvas foram intensas porque houve o rompimento da barragem local. Essas barragens de municípios são muitos frágeis e de pequeno volume, o rompimento mostra que a chuva foi acima da capacidade de suporte do reservatório", informou.


Entenda

O Açude da Boa Vista, localizado no município de Fronteiras, a 410 km de Teresina, rompeu a parede do sangradouro na tarde deste domingo (02). Vídeos gravados por populares mostram o momento do rompimento do reservatório.


Leia também: Enxurrada: Bombeiros dão dicas de como se proteger no período chuvoso


Também conhecido como Açude do Pedoca, o reservatório localizado nas proximidades das comunidades São Gonçalo e Sítio Catolé rompeu devido às fortes que caíram na região nos últimos dias.

Situação das Barragens

Em nota, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) afirmou que não há risco de rompimento em nenhuma das 14 barragens monitoradas pelo órgão.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) informa que desde 2020 segue realizando o trabalho de monitoramento nas 14 barragens que estão sob a responsabilidade do órgão e, até o momento, nenhum risco de rompimento foi constatado. Durante essas inspeções, quando há necessidade de manutenções preventivas e/ou corretivas nas barragens, esse trabalho é executado, como por exemplo na Barragem de Pedra Redonda, localizada na cidade de Conceição do Canindé. Ela será recuperada em 2022, graças a um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional. Este projeto está em fase final de elaboração e tem recursos garantidos no valor de R$ 11 milhões.

O IDEPI informa ainda que está intensificando esse trabalho de fiscalização e monitoramento das estruturas físicas das barragens por conta das chuvas, nesta época do ano. E reforça que o acompanhamento do nível de água nos reservatórios é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar).

Mais sobre: