Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Venezuelanos em Teresina: secretaria determina a presença da Guarda Municipal nos abrigos

A área social é uma das prioridades do prefeito Doutor Pessoa.

03/01/2021 12:54

A Secretaria de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Eliana Lago determinou a presença de viaturas da Guarda Municipal nos três abrigos para Venezuelanos em Teresina. A área social é uma das prioridades do prefeito Doutor Pessoa.


Lei também:

Imigrantes venezuelanos buscam um novo recomeço em Teresina 


Eliana Lago visitou neste domingo (03) os locais de permanência dos venezuelanos e ouviu demandas dos povos indígenas. Os estrangeiros pedem condições de trabalho, como plantio para os homens e artesanato para as mulheres.

Venezuelanos em Teresina: secretaria determina a presença da Guarda Municipal nos abrigos. Fotos: Rômulo Piauilino / Semcom

Um dos venezuelanos Camilo Quinhones, que está alojado no antigo CSU do bairro Buenos Aires, zona norte, afirmou que no local não falta comida e nem os itens básicos de sobrevivência.

“Aqui estamos bem assistidos, temos comida, coleta de lixo, só pedimos trabalho para homens e mulheres”, disse Camilo. 

A secretaria explica que a determinação para a presença da guarda nos centros de acolhimento ocorre em virtude de denúncia de consumo de drogas ilícitas nos locais e até a presença de traficantes.

Venezuelanos do abrigo Buenos Aires. 

“Os abrigos são instituições municipais e queremos ter esse controle dos locais para garantir uma melhor assistência a esses povos  vulneráveis, a guarda municipal atuará para proteger e garantir a assistência a esses povos”, disse a secretária que também já discute a criação de projetos para inseri-los no mercado de trabalho.

Edição: Da Redação
Mais sobre: