Veja fotos da "Lua Sangrenta" registrada do litoral do Piauí

O evento inaugurou uma série de 4 eclipses totais, que se estende até 2015.

15/04/2014 08:35h

Compartilhar no

Na madrugada desta terça-feira (15), apesar das condições meteorológicas ruins, foi possível observar no litoral do Piauí o eclipse lunar, em que a lua adquire um tom avermelhado e é chamada de "Lua Sangrenta". O fenômeno aconteceu porque a Lua ficou por mais de uma hora na sombra da Terra em relação ao Sol e ganhou um tom avermelhado.

Pessoas nas Américas do Norte e do Sul puderam observar o primeiro eclipse lunar completo de 2014. O evento inaugurou uma série de 4 eclipses totais, que se estende até 2015. Os astrônomos dão ao fenômeno o nome de tétrade. Somente oito tétrades devem ocorrer durante todo o século XXI. A desta madrugada foi a segunda.

Fotos: Chico Rasta.

Além disso, a Lua ficou vermelha por 78 minutos. Isso acontece porque, durante um eclipse lunar total, a lua não fica completamente encoberta. Na verdade, ela passa para uma região mais escura na sombra da Terra, conhecida como umbra. Ali, em lugar de receber a luz do Sol diretamente, ela recebe a luz filtrada pela atmosfera terrestre, o que confere uma coloração avermelhada ao satélite. Pelos astrônomos, a Lua vermelha é conhecida como Lua Sangrenta.
No Brasil, o fenômeno poderá ser visto a partir das 3h da manhã. O eclipse total vai ser visível das 4h46 às 5h24, horário de Brasília. O horário pode dificultar a vida de quem mora nos estados brasileiros mais ao leste do país, como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nesses lugares, o dia já vai estar clareando por essa hora. O fenômeno pode ser acompanhado a olho nu. Pequenas lunetas podem ajudar.

O eclipse do dia 15 terá ainda outro detalhe especial. A data marca o momento em que Marte estará mais perto da Terra desde 2008. O planeta será um estrela brilhante, acima da Lua, do lado direito.
Para marcar no calendário

Em um período de cinco mil anos (começando no ano 1999a.C até o ano 3000 de nossos tempos) devem ocorrer somente 3479 eclipses totais da Lua. É uma porcentagem pequena – meros 28,8% do total.
O eclipse do dia 15 faz parte de um evento ainda mais raro – ele marca o início de uma tétrade, uma sequencia de quatro eclipses totais consecutivos. Durante todo o século 21, devem ocorrer 8 tétrades. Esta é a segunda: a primeira aconteceu entre 2003 e 2004.
Como acontecido é raro, melhor marcar no calendário para não perder. As datas desses eclipses totais são as seguinte:
Dia 15 de abril de 2014
Dia 08 de outubro de 2014
Dia 04 de abril de 2015
Dia 28 de setembro de 2015

Compartilhar no
Fonte: ProParnaíba

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário