Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Variantes do novo coronavírus são confirmadas em três pacientes de Teresina

Os três pacientes são naturais de Teresina e residem nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim

13/04/2021 17:54

Duas variantes do novo coronavírus foram confirmadas em três pacientes residentes em Teresina, comunicou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) no final da tarde desta segunda-feira (13). As cepas da do SARS-COV-2 identificadas são a P.1 derivada da linhagem B.1.1.28 e a P.2 derivada da linhagem B.1.1.33. 


Leia tambémPiauí registra 39 mortes por covid-19 em 24 horas 

Padre Tony Batista testa positivo para Covid-19: “Rezem por mim” 


Segundo Coordenação de Epidemiologia/CIEVS da Sesapi, os três pacientes são naturais de Teresina e residem nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim. Durante a investigação, ficou constatado que eles tiveram contato com pessoas dos estados do Maranhão e Amazonas, locais que possuem registros dessas mesmas variantes.

Foto: Divulgação / Sesapi 

Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia/CIEVS, explicou que exames dos pacientes foram encaminhados para o Lacen Bahia, que é o laboratório de referência para o sequenciamento dos casos do Piauí. “A análise do seu resultado permite quantificar e qualificar a diversidade genética viral circulante no país. Até agora, foram encaminhadas ao Lacen Bahia, 19 amostras provenientes do Piauí. Estamos em constante monitoramento”, afirmou. 

Ela lembrou que a confirmação reforça a necessidade do cumprimento das medidas de segurança contra o novo coronavírus por parte da população do Piauí. “As novas variantes impactam nos números, mas não são as únicas responsáveis pela situação que estamos vivendo. Devemos manter o distanciamento, usar máscaras, álcool e evitar aglomerações”, afirma.

Os pacientes 

  • Paciente 1 - Uma criança de nove anos, sexo feminino. 
  • Paciente 2 – Um jovem de 18 anos, sexo masculino
  • Paciente 3 – É uma pessoa de 56 anos, residente no bairro São Joaquim, e esteve em Pedreiras no Maranhão.

Mais sobre: