Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Varejo Mais apresenta conteúdos de atualização para empreendedores

O evento promovido pelo Sebrae no Piauí é 100% digital e segue até a próxima sexta-feira, dia 4 de junho.

31/05/2021 10:27

Para evitar que pequenos negócios deixem o mercado, no cenário pandêmico em que se encontra o país o Sebrae Piauí criou o programa Varejo Mais. A iniciativa consiste em uma série de projetos e ações que inclui cursos, palestra e consultorias presenciais e à distância voltados para as áreas de gestão, finanças, vendas, inovação e marketing digital

O superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, em entrevista para o quadro Empreender Sebrae da O DIA TV, afiliada da Rede TV!, na edição do Bom Dia News, apresentado por Vanusa Coelho, afirma que a instituição tem desafios o tempo todo e o Varejo Mais é mais um deles. Cita que esse evento, online e gratuito, tem como proposta está próximo do público varejista no estado do Piauí, bem como do não varejista. 

Segundo Lacerda, a programação de conteúdo que está sendo oferecido pelo Varejo Mais nesse período, que teve início no dia 20 e segue até a próxima sexta-feira, dia 4 de junho, consta de palestras, mentorias e lives. São conteúdos importantes para todos que empreendem. "Desde a transformação digital a importância do marketing digital de se relacionar, por exemplo, constam na programação. Não temos mais espaços para pensar o desenvolvimento do negócio que não seja pelo olhar do nosso cliente. Não dá mais para entender o seu negócio pelo seu olhar e da sua equipe, mas sim, pelo olhar do cliente, porque a dinâmica é muito rápida", destacou. 


Foto: Elias Fontinele/O Dia

Lacerda cita que a sociedade muda a maneira de ver as coisas de forma muito rápida. E, por conta disso, é preciso entender o cliente, retê-lo e conseguir mais. Para ele, essa é a receita de sobreviver e de ultrapassar todo esse momento difícil. "O objetivo é conseguir e buscar a manutenção do faturamento e diminuir custos. E isso é um pouco da síntese do que todos irão ver nesses dias de realização do Varejo Mais", pontuou. 

Ainda de acordo com o superintendente, o Sebrae dispõe de grandes profissionais e que se desdobra em tecnologia e conteúdo em sua matriz educacional para se adequar ao momento, sempre olhando muito para os canais digitais visando chegar ao empreendedor por conta do distanciamento. Além disso, diz Lacerda, as pessoas que saem da zona de conforto para empreender e inovar, por exemplo, o Sebrae está ali presente para apresentar conhecimentos e informações. "Não é possível se vencer nos dias de hoje sem conhecimento e informação", lembra o superintendente do Sebrae. 

Para o empreendedor que perdeu receitas e que tem muitos compromissos para pagar no final do mês, pensar nisso é difícil. Mário Lacerda orienta que é no conhecimento que ele encontrará as oportunidades de como reter seu cliente, de como diminuir o custo, como saber se relacionar melhor e como vender melhor a imagem de seu produto e da sua empresa para seus clientes. E, com isso, esses clientes passam a ser disseminadores do produto e da empresa. "O trabalho do Sebrae é esse, levar conhecimento, olhar para o empreendedor e dizer para ele buscar conhecimento, porque apostar em conhecimento nem sempre é gastar, tirar do bolso, afinal, tem muitos conteúdos gratuitos não só no Sebrae, mas na internet de um modo geral", orienta. 

Para finalizar, Mário Lacerda afirma que o Sebrae é uma instituição concebida e criada para apoiar os pequenos negócios no Brasil. E que ela tem um compromisso com a verdade, não que outras não tenham, mas é a certeza de que o Sebrae está buscando o melhor para o empreendedor. "No Piauí estamos investindo muito nisso, porque transformamos nossa matriz em informação, educação e conteúdo, na grande maioria, em soluções gratuitas como são as consultorias feitas até às 10 horas. O que não é gratuito é extremamente subsidiado pensando nesse momento do empreendedor na buscar de conhecimento".

Por: Luiz Carlos de Oliveira
Mais sobre: