Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinados contra Covid só podem doar sangue após 48 horas

Quem foi imunizado com a CoronaVac deve aguardar dois dias; já quem foi vacinado com a AstraZeneca deve aguardar até sete dias

27/01/2021 12:08

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) recomenda que as pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem aguardar um prazo de até 48 horas para doarem sangue, isso se a vacina tiver sido a CoronaVac. No  caso da AstraZeneca, o período é um pouco mais longo, de sete dias.

Leia também: Solo piauiense: imunizados destacam a importância da dose para salvar vidas 

Segundo o gerente técnico do Hemopi, Luiz Ivando Pires, é necessário aguardar esse prazo para que se tenha certeza de que esse paciente não terá nenhuma reação adversa à vacina e seus componentes.

(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

“O Hemopi trabalha com critérios de segurança que recomendam que, após a vacinação com o vírus inativado, o imunizado precisa de 48 horas para poder doar sangue, para não transmitir nenhum tipo de material genético para quem vai receber o sangue”, explica. 

O gerente destaca ainda que a vacina é feita com um vírus inativado, ou seja, um vírus morto, e que não apresenta nenhum risco de replicação no organismo de quem está recebendo a vacina. “São partículas virais que o sistema imunológico vai reconhecer e desenvolver anticorpos contra o vírus a partir delas”, comenta.

Com relação ao banco de sangue, Luiz Ivando reforça que o estoque depende muito da demanda diária de hospitais e das próprias doações que são feitas. Por isso, ele convida a todos que compareça ao Hemocentro para fazerem suas doações e reitera que este ato, apesar de simples, ajuda a salvar vidas.

Por: Isabela Lopes, com informações da Zan Viana
Mais sobre: