Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação de animais: protetor denuncia que doses não estão em temperatura ideal

Situação foi constatada no posto de vacinação do bairro Primavera. Doses de vacina antirrábica estavam sendo armazenadas a 30 graus quando a temperatura ideal é de 2 a 8 graus.

03/10/2020 15:01

Começou neste sábado (03) a campanha de vacinação de animais contra a raiva em Teresina, mas nem bem a ação começou, já há gente encontrando problemas. Organizações de protetores de animais usaram as redes sociais para denunciar que as doses de vacina antirrábica aplicada nos cães e gatos não estão sendo condicionadas e conservadas nos padrões de temperatura ideal, o que poderia levar a complicações para a saúde dos animais.

Leia também: Onda de calor histórica pode aumentar em até 1,5° C a temperatura

Em um vídeo postado no Instagram, o representante de uma empresa de transporte de animais aqui de Teresina diz que os isopores onde as vacinas são armazenadas estavam com uma temperatura média de 30 graus, enquanto que o ideal para a real conservação da vacina é uma temperatura entre 2 graus e 8 graus. A situação foi constatada no posto de vacinação montado no bairro Primavera na manhã de hoje.

“No posto de saúde da Primavera algumas pessoas estão relatando que algumas vacinas estão com a temperatura muito alta. Estou indo lá agora e vou verificar”, diz ele no começo do vídeo. Em seguida, o rapaz de afasta, conversa com alguns representantes das equipes de vacinação e então retorna afirmando: “A temperatura da vacina está a 30 graus, disseram que a temperatura não estava boa. Eu vou fazer uma reclamação, porque como acontece aqui, acontece em vários outros lugares e muitos animais morrem porque a temperatura está acima da ideal”, disse.

Em uma postagem nas redes sociais, ele pediu atenção dos tutores dos animais quanto à temperatura de conservação das vacinas.

O Portalodia.com entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para se pronunciar sobre o caso. O órgão se manifestou por meio de nota. Confira abaixo:

Nota de esclarecimento 

Acerca da reclamação de usuário de que o acondicionamento da vacina antirrábica para cães e gatos no posto da Primavera estaria supostamente inadequado por estar em temperatura acima da recomendada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que  essa informação não corresponde à realidade. Isso porque, no isopor, o termômetro marca duas temperaturas: a externa e a interna. O usuário visualizou apenas a temperatura externa, incorrendo em erro, e a interna marcava a temperatura ideal do acondicionamento desta vacina.

A FMS comunica ainda que a Campanha de Vacinação Antirrábica ocorreu normalmente na cidade, sem nenhuma intercorrência. Eram 136 postos distribuídos na zona norte e leste, supervisionados por médicos veterinários da Gerência de Zoonoses.

Campanha segue por quatro sábado e abrange zona urbana e rural de Teresina

A Campanha de Vacinação de cães e gatos contra a raiva se iniciou hoje pelas zonas Norte e Leste de Teresina. No dia 17 de outubro, será a vez das zonas Sul e Sudeste receberem os pontos de vacinação. Já a zona Rural da capital terá vacinação antirrábica para os animais nos dias 24 (área Norte e Leste) e 31 de outubro (áreas Sul e Sudeste). Devem receber as vacinas os animais com idade a partir dos 3 meses.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: