Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação contra a Covid-19 em Timon é iniciada após cidade receber 1330 doses

A técnica de enfermagem do Samu, Conceição Maria Paula Lima, de 58 anos, foi a primeira timonense a receber a vacina.

19/01/2021 16:44

O município de Timon, no Maranhão, iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19 na tarde desta terça-feira (19). Os imunizantes foram aplicados em profissionais de saúde durante um ato simbólico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Parque Piauí. A técnica de enfermagem Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição Maria Paula Lima, de 58 anos, foi a primeira timonense a receber a vacina.


“Eu me sinto muito honrada em ser a primeira pessoa escolhida para tomar essa vacina. Fui com muita coragem e esperança de dias melhores nas vidas de todos nós. Gostaria de pedir as pessoas que não tenham medo, que tomem a vacina. Ela é uma proteção para que a gente viva hoje no mundo com mais tranquilidade”, disse à imprensa.



Foto: Jailson Soares/ODIA

Além de Conceição, outros cinco profissionais receberam o imunizante na tarde de hoje. O município recebeu, por meio do Ministério da Saúde, 1330 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. No estado do Maranhão, por exemplo, 78.223 maranhenses deverão tomar as primeiras doses da vacina, tendo direito a duas doses cada. Uma reserva técnica foi feita pelo Ministério da Saúde para garantir que todas as pessoas do público-alvo tenham acesso as doses.

Durante a cerimônia, o secretário de saúde de Timon, Jefferson Veras, disse que a quantidade de doses ainda é pequena para o município e que, nesta primeira fase da campanha, a expectativa é vacinar cerca de 8,5 mil pessoas.

 “Gostaria de deixar claro que a quantidade de doses ainda é pequena. Nesta primeira fase nós temos a expectativa de vacinar algo em torno de 8.500 pessoas entre 75 anos e profissionais de saúde. Portanto, a quantidade ainda é pequena para vacinar todos os nossos profissionais de saúde e todos os idosos que pretendemos. Por isso, tivemos que estabelecer algumas prioridades. Uma delas foi imunizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à doença”, afirmou.

A prefeita de Timon, Dinair Veloso (PSB), agradeceu aos profissionais de saúde pelo empenho na pandemia e reforçou as medidas preventivas contra a Covid-19.

“Gostaria de externar a nossa gratidão por tudo que vocês (profissionais) fizeram, têm feito e farão pela saúde do nosso município. Esse é um dia histórico para a nossa cidade. Assim que novas dozes forem surgindo e elas serão colocadas à disposição dos profissionais de saúde, que estão sendo priorizados nesse momento. Aproveito para reforçar as medidas preventivas contra a Covid-19 como uso de máscaras, do álcool em gel, e do distanciamento”, reforça.

A USB do bairro Parque Piauí deverá ser polo da vacinação em Timon. Os imunizantes ficarão sob cuidados da Guarda Civil Municipal (GCM).

Por: Otávio Neto e Jorge Machado
Mais sobre: