Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Usuários reclamam que VLT só funcionou um turno no dia da inauguração

Secretário explica que, inicialmente, haverá um revezamento entre o veículo leve sobre trilhos e o antigo vagão do trem, até que as outras duas composições do VLT cheguem a Teresina.

12/07/2018 16:35

Usuários do transporte metroferroviário em Teresina estão reclamando que o vagão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) só circulou durante a manhã desta quinta-feira (12), quando ocorreu a viagem inaugural para o público, com a cobertura da imprensa.


Guilhermano Pires, secretário estadual de Transportes (Foto: Assis Fernandes / O DIA)


No início da tarde, cercar de dez pessoas aguardavam a chegada do VLT na estação do Dirceu Arcoverde, mas foi um vagão antigo do trem que chegou ao local. Além disso, o maquinista informou que não haveria embarque de passageiros pois o veículo seria levado para a oficina. Os usuários, então, tiveram que recorrer aos ônibus para seguir em direção aos seus destinos.

O secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires, esclareceu ao portal O DIA que, inicialmente, o VLT de fato irá circular apenas em alguns horários do dia, havendo um revezamento com o antigo vagão do trem.

De acordo com o gestor, outras duas composições devem entrar em atividade nos próximos meses. A estimativa é que uma delas comece a circular ainda em julho, e que a terceira composição entre em atividade até setembro.

"Esse funcionamento vai ser misto até a chegada das outras duas composições do VLT, porque tem que parar para abastecer, tem a manutenção, etc. Por enquanto só há uma composição em atividade. O segundo já está pronto, inclusive, e deve ser enviado [para Teresina] na próxima semana, devendo entrar em operação até o final de julho. E o terceiro vagão deve ficar pronto entre o final de agosto e a primeira quinzena de setembro. Quando os três estiverem em funcionamento, os antigos vagões serão retirados de circulação", esclarece Guilhermano.

Nessa etapa de transição o VLT deve funcionar nas primeiras horas do dia e também no final da tarde, de acordo com o secretário. "Mas os horários devem ser definidos com mais precisão pela Companhia Metropolitana de Transportes Públicos", conclui o gestor.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: