Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Universidade Públicas do Piauí iniciam matrículas para aprovados pelo Enem

Ufpi, Uespi, Ufdpar e Ifpi oferecem mais de 7.600 vagas na Lei de Cotas e na ampla concorrência. Confira os editais.

19/04/2021 09:18

As instituições públicas de ensino superior do Piauí (Uespi, Ufpi, Ifpi e UFDPAR) iniciam nesta segunda-feira (19) suas matrículas institucionais para os candidatos aprovados do Sisu 2021 que conseguiram classificação pela nota do Enem. Ao todo, as três instituições ofertam 7.609 vagas para o primeiro semestre deste ano.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está oferecendo 2.888 vagas para 66 cursos na modalidade presencial para ingresso no primeiro semestre. 50% do total de vagas é destinado para ampla concorrência, e 50% para as vagas das políticas de ações afirmativas. As matrículas dos candidatos classificados ocorrem em duas etapas: a matrícula institucional e a matrícula curricular.


Foto: Reprodução/UFPI

Para efetuar a matrícula institucional, o candidato deve acessar o endereço eletrônico www.ufpi.br/matriculagraduacao, das 8h desta segunda-feira (19) até as 17h de amanhã (20). Hoje e amanhã também ocorre a etapa da Heteroidentificação, em que os candidatos que desejarem ocupar vagas reservadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígena, precisam fazer a submissão on-line para comprovação da condição exigida pela cota.

Já as matrículas curriculares, que vincula o aluno às disciplinas de seu curso, terão data anunciada no Calendário Acadêmico 2021.1, ainda não disponível. Ela também será feita on-line, via portal do discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o SIGAA.

Lista de Espera - As vagas não ocupadas na chamada regular do SiSU primeira edição de 2021 serão preenchidas com a utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, em sucessivas convocações posteriores, por meio de Edital divulgado na página eletrônica da UFPI.


Confira o edital da UFPI aqui


A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) está ofertando 596 vagas em 12 cursos de graduação por meio do Sisu, sendo 298 em ampla concorrência e 298 destinadas para a Lei de Cotas. A matrícula institucional será feita de forma online através do Portal de Matrícula.


Confira o edital da UFDPAR aqui


Já as matrículas institucionais na Uespi (Universidade Estadual do Piauí) acontecem a partir de hoje (19) até as 14h do dia 21 de abril mediante preenchimento de formulário eletrônico e inserção das informações solicitadas de acordo com a forma de concorrência do candidato (ampla concorrência e ações afirmativas). As matrículas são feitas no site www.uespi.br/matriculasisu no campo “Solicitar Matrícula”.


Confira o edital da Uespi aqui



Foto: Elias Fontinele/O Dia

O Ifpi (Instituto Federal do Piauí) também abriu hoje as matrículas para os aprovados no Sisu 2021. As matrículas podem ser feitas a partir das 14h de hoje (19) até as 18h do dia 23 de abril no endereço eletrônico matriculagraduacao.ifpi.edu.br. Para acessar o sistema, o aluno deve inserir como usuário seu número de CPF e como senha a informação ifpi@número de inscrição do Enem.

Mais sobre: