Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UFPI prorroga prazo de matrícula de aprovados no Sisu que entraram com recurso

Vários estudantes relataram nas redes sociais que encontraram dificuldades em acessar o sistema e solicitar sua matrícula. UFPI diz ter conhecimento do problema.

23/04/2021 13:02

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reabriu nesta sexta-feira (23) seu sistema de matrículas institucionais para os aprovados no Sisu 2021 que entraram com recurso e tiveram seu pedido deferido, ou que estavam com a homologação pendente em alguns dos sistemas no período de 20 de abril até hoje (23). Para este público, a matrícula institucional será realizada até as 17 horas.

Muitos estudantes relatam dificuldades e instabilidade ao acessarem o sistema da UFPI para fazerem suas matrículas. Candidatos cotistas afirmam não terem conseguido enviar seus documentos de comprovação de renda e etnia e disseram que a página disponibilizada pela universidade para as solicitações apresentava falhas desde o início do período de matrícula.

Em conversa com a reportagem de O Dia, o reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, disse que essas instabilidades no sistema ocorreram devido à alta quantidade de acessos. Ele afirmou que a saída é os candidatos continuarem insistindo. “Quando aparece muitos acessos no prazo final, acontecem certos problemas no sistema. Se nós temos um canal que suporta 500 acessos ao mesmo tempo, e ele recebe 550, provavelmente teremos 50 com problemas de acesso”, explicou Gildásio.


Professor Gildásio Guedes, reitor da UFPI

Ele disse que a UFPI está ciente do ocorrido e que por isso o prazo para aqueles que entraram com recurso no ato da matrícula foi estendido. O reitor negou ainda que as dificuldades relatadas pelos alunos cotistas tenham relação com algum tipo de tratamento diferenciado, como alguns estudantes relataram nas redes sociais. Gildásio destacou que a UFPI não trabalha com espaço amostral diferenciado.

“Tratamos todos da mesma forma, na mesma situação e com as mesmas regras do edital. A prática é regra universal para todos dentro da UFPI”, afirmou.

A UFPI disse ainda não ter como dar um balanço geral das matrículas recebidas, porque aguarda o fim do dia de hoje paara fazer a completa checagem dos dados. Até a tarde dessa quinta-feira (22) a PREG (Pro-Reitoria de Ensino e Graduação) já havia finalizado o processamento de mais de 40% das matrículas institucionais, e completará a preenchimento das demais vagas nesta sexta (23), último dia de realização do processo. As Matrículas Institucionais são realizadas no sistema ufpi.br/matriculasgraduacao. Ao todo, a universidade ofereceu 2.888 vagas para 66 cursos na modalidade presencial. 

Mais sobre: