Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UBS em Floriano é fechada após 11 profissionais testarem positivo para Covid-19

A UBS foi fechada para que os servidores se recuperem e voltem ao trabalho.

07/08/2020 12:02

Nesta sexta-feira, 07, onze profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) FUNASA, em Floriano, foram diagnosticados com covid-19. Os profissionais da área da saúde realizaram o teste após reclamações da má qualidade dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) que foram cedidos pelo município. A UBS foi fechada para que os servidores se recuperem e voltem ao trabalho.

De acordo com o  Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), a unidade básica foi dividida em dois setores, ou seja, no mesmo prédio funcionam o centro de referência para síndromes gripais no enfrentamento a Covid-19 e também a Equipe da Atenção Básica. 

"Até ontem,6, nove profissionais do setor da Atenção Básica haviam testado positivo para a doença. Hoje, mais 3 casos foram notificados, ao todo são 11 profissionais", disse o  presidente do SENATEPI, Erick Riccely, ao Portal O Dia.com.

 O presidente relata que os profissionais não tinham acesso aos testes e só após intervenção do sindicato, os exames foram feitos. "Os profissionais de saúde alegam [má] qualidade dos Epi's, que depois de muito pedido substituíram. Mas por determinação da Secretaria Municipal de Saúde [as máscaras] deveram ser utilizadas por 30 dias, a mesma, isso é um absurdo", diz Erick Riccely.

Além disso, o sindicato lamenta que os profissionais, que estão na linha de frente do combate a covid-19, não recebam pagamento da insalubridade de 40%.

"Não é de hoje que lutamos por EPIs de qualidade e na quantidade necessária. Seja no setor Covid-19 ou em outras unidades de saúde. Todos os profissionais de saúde estão expostos a doença e precisam de proteção adequada. Além disso, em Floriano, a prefeitura só está pagando insalubridade de 40% para profissionais do SAMU sendo que já foi provado que todos que trabalham em ambiente hospitalar estão em risco e precisam receber o benefício em seu grau máximo" , finaliza Erick.

Vale lembrar que esses profissionais são de extrema importância para a comunidade já que desempenham o trabalho de mobilização e rotina como a atualização da caderneta de vacinação e acompanhamento do pré-natal de gestantes. Agora os pacientes devem ser remanejados para outra unidade.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: