Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Testes encalhados: Piauí rebate Bolsonaro e diz que cumpriu a demanda

Ao todo, somente o Lacen, laboratório vinculado ao Governo do Estado, realizou 94.308 exames para Covid-19.

23/11/2020 16:29

Após o presidente da República Jair Bolsonaro culpar Estados e municípios pelos 6,86 milhões de testes para diagnóstico da Covid-19 que estão encalhados e perdem a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021, o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) informou ao O Dia que, ao longo da pandemia, foram realizados mensalmente pedidos para o Ministério de Saúde com a finalidade de atender a demanda que chegava até o laboratório sobre as testagens para o novo coronavírus. Ao todo, somente o Lacen, laboratório vinculado ao Governo do Estado, realizou 94.308 exames para Covid-19, até o dia 22 de novembro.


Leia também: Prata do Piauí determina lockdown após aumento dos casos de Covid-19 


Ainda de acordo com o Lacen, os pedidos corresponderam as demandas mensais do estado e estas foram atendidas. "Desde o início das testagens o laboratório não precisou recorrer a ajuda de unidades de outros estados, além de que sempre que o ministério não conseguiu suprir totalmente a demanda do estado, o próprio Lacen, através da Sesapi, realizou processos de aquisição de insumos, permitindo a continuidade dos trabalhos", informou.

Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

A resposta do Lacen contradiz o posicionamento do presidente, quando este afirmou a um seguidor nas redes sociais que "todo o material foi enviado para Estados e municípios. Se algum Estado/município não utilizou deve apresentar seus motivos [sic]". Além disso, os testes encalhados que correm o risco de perder a validade não estão nos estoques estaduais e municipais e, sim, em armazéns do ministério, não tendo sido enviados ao SUS.

Os conselhos de secretários estaduais (Conass) e municipais de Saúde (Conasems) argumentaram que o Ministério da Saúde não chegou a entregar todos os kits para testes da covid-19 e máquinas destinadas a automatização da análise das amostras que haviam sido prometidos pelo Governo Federal.

"O contrato que permitia o fornecimento de insumos e equipamentos necessários para automatizar e agilizar a primeira fase do processamento das amostras foi cancelado pelo Ministério da Saúde. Há o compromisso da pasta de manter o abastecimento durante o período de 3 meses, contados a partir do cancelamento. É fundamental, porém, que uma nova contratação seja feita e a distribuição dos insumos seja retomada em tempo hábil", esclareceu o Conass.

Até o momento, cerca de 5 milhões de testes PCR foram realizados pelo SUS na pandemia, número inferior ao total de testes que perderão a validade nos próximos dois meses, gerando prejuízo para a saúde pública do país. O teste PCR é considerado “padrão ouro” no diagnóstico da Covid-19. As amostras são coletadas através de uma espécie de cotonete de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: