Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teste Covid: resultados demoram até sete dias após FMS mudar metodologia

O teste realizado nas UBS agora, o PCR, é o padrão ouro do Ministério da Saúde, e não mais o teste rápido que era aplicado anteriormente.

13/10/2020 11:51

A pandemia causada pelo novo coronavírus ainda tem deixado muitas dúvidas na população. Os protocolos, por exemplo, são modificados com frequência. Na manhã desta terça-feira (13) chegou até a equipe do PortalODia.com a informação que em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Teresina os resultados dos testes para Covid-19 estão sendo entregues em até 7 dias, sendo que, o teste rápido proporcionava resposta em até 30 minutos.

Esta situação ocorreu com o Jackson Honório, técnico de informática, que chegou a realizar três testes para covid-19, e somente após o último recebeu o resultado positivo.

"A segunda vez que eu fiz, o resultado deu negativo e saiu em 15 minutos. Eu cheguei, a enfermeira fez os procedimentos e me mandou para sala da médica que me passou o exame em seguida; quando eu voltei para a sala da enfermeira ela disse que em 15 minutos falaria comigo, e nisso ela já retornou com o resultado", fala Jackson.

Já na terceira vez que o técnico fez o teste para covid-19 os profissionais deram o prazo de sete dias para entregar o resultado, que deu positivo. "Enquanto eu esperava o resultado eu já iniciei o tratamento. A enfermeira me explicou sobre as medicações e falou que com sete dias quando eu recebesse o resultado do exame era pra retornar no posto de saúde para saber se precisaria passar um remédio a mais. Mas no retorno ela só mandou continuar o tratamento e disse que era para ficar de quarentena em 10 dias, e não os 14 dias que estavam falando no início da pandemia", relata Jackson Honório.

Jackson diz ainda que, para ele, os exames têm a mesma eficácia, tanto o rápido, quando aquele mais demorado para o resultado. 


Teste Covid: resultados demoram até sete dias após FMS mudar metodologia. Foto: Agência Brasil Brasília

A assistente social Edina Pessoa, de 31 anos, também procurou uma UBS para realizar o teste. "Só descobri por causa do meu nariz congestionado. Um dia senti enxaqueca forte e em outro dia senti forte dor na coluna, problemas crônicos que há muitos anos eu não sentia. A doença literalmente ataca pontos fracos (doenças pré-existente). Como meu esposo teve covid, resolvi fazer o exame, mas o único sintoma que senti, que é um sintoma gripal, foi meu nariz congestionado, nada mais", explica.

Edina diz ainda que o o atendimento no posto de saúde foi excelente, desde a recepção, porém o resultado demorou três úteis dias para sair. "Não foi imediato, disseram que agora está demorando no mínimo 72 horas. Fui embora, em um quinta-feira por volta das 14h, e peguei o resultado na segunda-feira. Quando retornei recebi o resultado positivo", conclui. Ela afirma que não questionou a demora do resultado, pois observou que a demanda no local está grande.

FMS está realizando teste padrão ouro

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o teste realizado nas Unidade Básica de Saúde (UBS) agora é o padrão ouro do Ministério da Saúde, o PCR, e não mais o teste rápido que era aplicado anteriormente. Todos os sintomáticos gripais atendidos nas UBS exclusivas Covid podem realizar o teste de acordo com a avaliação do médico. Um teste reconhecido internacionalmente. 

"As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). A amostra é levada ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí), trazendo maior segurança na detecção do novo Coronavírus. O RT-PCR é um exame que identifica o vírus e confirma a Covid-19 em amostras coletadas até o 8º dia do início dos sintomas (entre o 3º e 7º dia de doença, preferencialmente), mas pode ser realizado até o décimo dia", explica FMS.

Desta forma, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase. Os exames diagnósticos são uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a disseminação do novo coronavírus, quando realizados junto ao isolamento social.

Além disto, a FMS informou que quem diz a quantidade de dia que o paciente precisa ficar em isolamento é o médico através de análise clínica de cada caso. A partir do início dos sintomas relatados pelo paciente. E que o tempo do resultado do exame não depende da nossa rede municipal, mas do Laboratório do Estado, que é responsável em analisar as amostras

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: