Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina sedia 1° Encontro Nacional de cães Pitbulls

Dezenas de criadores e amantes da raça se reuniram para combater o preconceito sofrido pelos cães.

22/06/2015 07:20

O 1º Encontro Nacional de Pitbulls, realizado neste domingo (21), na Praça do Marquês, zona Norte de Teresina, reuniu dezenas de criadores e amantes da raça. O propósito do encontro foi chamar atenção da sociedade, combater o preconceito sofrido por esses cães e desmistificar que eles são animais violentos. A equipe Maranhão Pitbull também se juntou ao evento, que ocorreu em 29 cidades brasileiras simultaneamente. 

O estudante Jorge Luiz, um dos representantes dos Criadores de Pitbulls de Teresina, destacou que, além de reunir os amantes de animais, a intenção é desmistificar que este seja uma raça de cães violentos. Segundo ele, esses encontros tem tido grande receptividade das pessoas, sobretudo por ser realizado em locais abertos, como praças. 

“E é engraçado, porque antes pessoas que tinham medo hoje são criadores, ou seja, nós estamos conseguindo mostrar nossos objetivos aos poucos. Todos nós somos amantes de animais, criadores antigos ou que estão iniciando agora, e nosso objetivo é que mais criadores se aproximem da gente”, disse. Na capital, o grupo Criadores de Pitbulls de Teresina existe há mais de um ano e nas redes sociais já reúne mais de 1.500 seguidores. Todos os meses a equipe promove o evento em algum bairro da cidade e a participação do público sempre tem sido positiva, garantiu Jorge Luiz. Os encontros, geralmente, ocorrem no segundo ou terceiro domingo de cada mês. 

Rony Staulon também é estudantee a amante de animais, sobretudo de Pitbulls. Ele contou que a receptividade das pessoas é tanta que algumas crianças se aproximam dos cães sem apresentar qualquer reação de medo. “De início, as pessoas viam os Pitbulls e ficavam com receio de encostar, e hoje não, os adultos e crianças vêm, querem pegar ”, falou. 

O representante da equipe Maranhão Pitbull, Rodrigo Lula, destacou que o evento é de fundamental importância para que as pessoas percam o preconceito com a raça. “Esse ainda é um evento embrionário no País, mas de suma importância, para podermos mostrar à sociedade que o cão da raça Pitbull não é aquilo que as pessoas criaram na imaginação. Na verdade eles são cães tranquilos”, ressaltou.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: