Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina é uma das capitais onde os casos de covid-19 mais duplicaram

Levantamento da Fiocruz aponta que do início da pandemia até esta segunda-feira (15), a capital piauiense já duplicou 10 vezes a quantidade de pessoas contaminadas.

16/03/2021 13:00

Vacinação em marcha lenta e disseminação acelerada do coronavírus. Tem sido essa a realidade brasileira nos últimos meses no momento em que a pandemia chega a seu ápice. Teresina, não está fora disso. Com pouco mais de 39 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, a capital piauiense amarga um índice preocupante. De acordo com o painel Monitora Covid-19, da Fiocruz, Teresina está entre as capitais brasileiras onde os casos de covid-19 mais duplicaram.


Leia também: UTI Covid: pacientes do interior ocupam mais de 50% dos leitos de Teresina 


Os dados levam em consideração o período de março de 2020, quando foram diagnosticados os primeiros casos e óbitos decorrentes da doença na cidade, e março de 2021. Em um ano de pandemia, Teresina já duplicou por pelo menos 10 vezes a quantidade de pessoas contaminadas com o novo coronavírus. A cidade fica atrás somente de Goiânia, que duplicou por 11 vezes o número de casos, de Boa Vista e Belém, que também duplicaram por 10 vezes, mas ocupam posições acima, porque a doença nestas cidades tem maior índice de letalidade.

É importante ressaltar que à medida que os casos de covid-19 aumentam, demora mais para que uma cidade duplique o número. No caso de Teresina, por exemplo, em início de pandemia, o tempo para duplicação de casos era em média sete dias. Hoje, um ano depois, a capital demora em média 34 dias para duplicar a quantidade de contaminados. É um dos menores índices do país, ficando atrás de Goiânia e Maceió.

Mas se por um lado, Teresina está no topo do ranking de duplicação de casos de covid-19, ela se encontra na base do gráfico quando se observa o número de óbitos. De acordo com a Fiocruz, do início da pandemia, em março de 2020, até esta segunda-feira (15), Teresina havia duplicado por seis vezes a quantidade de vítimas fatais do coronavírus. Para efeito de comparação, o Rio de Janeiro, que é a cidade mais crítica nesse aspecto, duplicou por nove vezes. Em média, a capital piauiense leva 53 dias para duplicar o número de mortes pela covid-19.

No atual momento, de acordo com o monitoramento da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), a cidade possui 66.656 casos confirmados de covid-19 em sua população com 2.197 óbitos. Na campanha municipal de imunização, a capital já aplicou 55.123 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 39.413 em primeira aplicação e 15.800 em dose de reforço.

Mais sobre: