Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

THE: Abastecimento deve ser normalizado no final do dia

ETA Sul precisou de uma nova intervenção nos equipamentos após reparos emergenciais na rede.

18/02/2020 09:18

Atualizada às 12h48min

A Águas de Teresina informa que o tempo da manutenção emergencial na ETA-Sul teve que ser prolongado. Durante os trabalhos, as equipes identificaram a necessidade de uma nova intervenção eletromecânica nos equipamentos que compõem a unidade, boa parte destes com mais de 40 anos de existência. Nesse momento, mais de 20 profissionais especializados trabalham no local.

A previsão é de que o serviço seja finalizado até o final do dia de hoje (18), com retorno gradativo do abastecimento. Os casos emergenciais devem ser comunicados via 0800 223 2000 ou 115. Por meio de nota, a Águas de Teresina A concessionária pediu desculpas e compreensão da população pelos transtornos causados.

Iniciada às 09h18min

O teresinense amanheceu o dia com o abastecimento de água irregular em algumas regiões da cidade. Isto porque um dos conjuntos de bombas do complexo Estação de Tratamento de Água Sul (ETA Sul) apresentou redução de desempenho, o que levou a Águas de Teresina a ter que fazer manutenção emergencial no equipamento, que tem uma vazão de 1.400 litros por segundo.

Por meio de nota, a concessionária dos serviços de água e esgotos da capital informou que o serviço realizado na ETA Sul é de alta complexidade.  Estão sendo trocadas algumas peças antigas, o que deve aumentar a vida útil dos equipamentos. De acordo com a Águas de Teresina, a infraestrutura da ETA Sul, que responde por cerca de 80% do abastecimento de toda a capital, data do final da década de 1970, o que implica na necessidade de modernização.


Águas de Teresina faz manutenção emergencial na ETA Sul - Foto: O Dia

A previsão da Águas de Teresina é de que o abastecimento seja restabelecido a partir das 10 horas desta terça-feira (18). Em regiões mais, no entanto, tempo de resposta do sistema é mais demorado. A manutenção emergencial da ETA Sul não afetará somente os bairros situados na Grande Santa Maria da Codipi, que são atendidos pela ETA Norte.

Em casos emergenciais, os usuários podem entrar em contato com a empresa pelo número 0800 223 2000 ou 115.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: