Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Terceira etapa do Recadastramento Biométrico já alcançou 62,9%

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí espera alcançar a meta de 80% de eleitores recadastrados.

25/02/2016 07:44

Na última fase do Recadastramento Biométrico, estão incluídas 19 Zonas Eleitorais, o que representa 31 municípios piauienses e aproximadamente 290 mil eleitores. Deste total, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) espera alcançar a meta de 80% de eleitores recadastrados e, atualmente, este número é de 62,9% já concluído. O prazo final de recadastramento biométrico no estado será no dia 21 de março deste ano, e os eleitores que não comparecem ao cartório terão o título de eleitor cancelado.

Segundo Anderson Lima, secretário de tecnologia da informação do TRE-PI, muitos municípios estão apresentando desempenho satisfatório com relação ao recadastramento; contudo, ainda falta uma grande quantidade de eleitores se recadastrarem. “Muitas pessoas deixam para fazer isso na última etapa, mas estamos com uma estrutura montada desde novembro e não há uma perspectiva de prorrogação deste prazo. As pessoas que não forem atendidas até este dia terão o título cancelado e não poderão votar nas eleições deste ano”, frisou.


O recadastramento biométrico no Piauí deverá ser concluído até 2018, quando deverá ser concluído 100% dos municípios do estado. Quando a terceira etapa, que encerra em março, for concluída, terá sido atingido 70% do eleitorado. Nessa etapa 2015/2016, existem 86 municípios que estão sendo revisados. “A ideia é que ao final esta etapa tenhamos concluído os 70%, ficando o restante para 2017/2018”, disse.

Em Teresina, foi atingida a meta de 90% de eleitores atingidos, e quem não fez, teve o título cancelado. Contudo, esses eleitores já puderam fazer a solicitação de uma novo registro e regularizar sua situação eleitoral. A maior procura do serviço, em Teresina, é com relação à transferência de locais de votação, sobretudo de eleitores que votavam no interior do estado e mudaram-se para a capital.

Alguns municípios estão tendo excelente desempenho com relação ao recadastramento de seus eleitores, como as cidades de Pajeú do Piauí (90,2%, Joca Marques (85,3%), São José do Divino (84,7%) e Porto Alegre do Piauí (83,2%), que já ultrapassaram a meta, que é de 80%. Já os municípios de João da Fronteira (45,9%), São Miguel do Fidalgo (43,3%) e Floresta do Piauí (31,4%), estão em situação crítica pois estão bem abaixo da média esperada.

A zona do município de Valença do Piauí (52%), que contempla cidades como Novo Oriente do Piauí (50,7%) e Lagoa dos Sítios (53,8) também estão com os piores resultados. “Nós já reforçamos o atendimento nesses locais e divulgação, colocamos um posto de atendimento especializado dentro da cidade de Novo Oriente, que é um termo judiciário de Valença. Estamos dando uma atenção especial também para Miguel Alves e Luzilândia, que começou a melhorar e está muito bem’, destacou Anderson Lima.

O secretário de tecnologia da informação enfatizou que foram enviadas para essas regiões mais críticas uma equipe para reforçar o atendimento, além da instalação de mais posto, para que, até a próxima semana, o recadastramento seja normalizado e fique dentro do esperado.

O recadastramento biométrico é feito na sede a zona eleitoral, somente no Cartório, e o TRE-PI tem trabalho em parceria com as prefeituras para que o processo seja agilizado. Nas cidades que estão com piores resultados, foram instalados postos de atendimento, para que os eleitores não precisem se deslocar até à zona eleitoral. O recadastramento biométrico para o biênio 2015/2016 iniciou a terceira e fase em novembro de 2015, e contemplará 35 Zonas Eleitorais, englobando 86 municípios.


Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: